Filipe Albuquerque termina terceiro nas 4 horas do Estoril

A equipa do português Filipe Albuquerque ficou em terceiro na corrida do European Le Mans Series, falhando assim a possibilidade de ganhar o campeonato europeu de automobilismo de resistência. Miguel Faísca foi sétimo

Para vencer o European Le Mans Series, a equipa do piloto português - que partilha o volante do Jota Sport Zytek Z11SN Nissan com os ingleses Simon Dolan e Harry Tincknell - precisava de anular uma desvantagem de nove pontos para a equipa Signatech Alpine, ou seja, precisava de ganhar e esperar que os franceses fizessem terceiro lugar ou pior.

A vitória na corrida de quatro horas foi para a equipa Sebastien Loeb Racing (Oreca Nissan), com o segundo lugar a ir para a Newblood by Morand (Morgan Judd).

A Signatech Alpine terminou em quinto lugar, o que lhe garantiu a vitória no European Le Mans Series de 2014 (repetindo o feito de 2013). A equipa de Filipe Albuquerque terminou o campeonato na segunda posição.

Numa corrida em saiu da "pole-position", Filipe Albuquerque cumpriu o seu período de 45 minutos de condução sem perder o primeiro lugar e abrindo mais de 10 segundos de vantagem para o segundo, na altura o Signatech Alpine.

No entanto, na obrigatória troca de pilotos, o inglês Simon Dolan - o piloto menos experiente dos três que compõem a equipa Jota - teve vários deslizes e acabou mesmo por perder, primeiro, a liderança e depois vários lugares. Assim, Dolan entregou o carro a Harry Tincknell, para os 45 minutos finais, já com poucas hipóteses de chegar à vitória.

O carro número 36 da Signatech Alpine - com Nelson Panciatici, Oliver Webb e Jean-Loup Chatin ao volante - ainda teve duas penalizações (um stop-and-go e uma paragem forçada nas boxes de três minutos), o que fez regressar alguma emoção ao último terço da prova.

Nos restantes portugueses, Miguel Faísca (também na principal categoria, a LMP2) terminou em sétimo lugar no carro 41 da Motogreaves, enquanto a dupla Francisco Guedes e Filipe Barreiros (na terceira categoria, a GTC) fechou a corrida em oitavo da sua classe (27.º da geral).

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG