Federação corta apoios a tenista por ser "gorda"
Taylor Townsed, de 16 anos, líder do ranking mundial de juniores, viu a federação norte-americana de ténis cortar-lhe os apoios financeiros para participar em torneios por ter peso a mais.
Líder do ranking mundial de juniores (até aos 18 anos), a tenista americana Taylor Townsend, de 16 anos, foi campeã nas categorias de singulares e pares no Open da Austrália e venceu a categoria de pares em Wimbledon. mas mesmo com esse currículo, a adolescente só participou no Open dos Estados Unidos porque a sua mãe de dispôs a pagar os custos da viagem até Nova Iorque.
Numa medida polémica, a federação norte-americana de ténis informou que não pagaria mais despesas de participação em torneios a Taylor Townsend, até que a atleta emagrecesse e ficasse em forma, avança a "Folha de São Paulo".
"A nossa preocupação é com a sua saúde e o seu desenvolvimento como tenista a longo prazo", afirmou ao "Wall Street Journal" Patrick McEnroe, chefe do programa de desenvolvimento da federação.
"Foi uma decisão que nos chocou muito, porque Taylor tem vindo a jogar muito bem e de uma forma consistente", afirmou a mãe da adolescente, acrecentando que, "se assim não fosse não seira número um nos Estados Unidos e no resto do mundo".
A americana Lindsay Davemport, por exemplo, que chegou ao topo do ranking mundial com peso a mais (1,88 m e cerca de 80 kg), afirmou na sua página do Twitter estar "muito desanimada com esta notícia da Townsend. Deixou-me muito triste, é uma enorme falta de sensibilidade da federação", acrescentando que, "se no meu tempo estivesse lá esta gente nunca teria sido campeã".