Dois surfistas na disputa pela maior onda na Nazaré

Num dia memorável na Praia do Norte, o brasileiro Carlos Burle começou por surfar uma onda que poderá bater o recorde de Garrett MacNamara de 27 metros. Mas depois foi a vez de Andrew Cotton brilhar e agora é esperar pelas medições oficiais para saber qual foi a maior onda e se haverá recorde.

Os dois surfistas estão na expectativa de saber qual deles surfou a maior onda (veja o vídeo com a onda de Carlos Burle), mas há que esperar pelo final de abril, princípio de maio para saber o resultado oficial no Billabong XXL Awards. A marca a bater é de 27 metros, pois a onda de 30 metros que McNamara surfou acabou por nunca ser oficializada, pois o havaiano não concordou com um dos patrocinadores, nomeadamente uma bebida alcoólica.

"Definitivamente as maiores ondas que alguma vez vi. Traiçoeiras, desafiantes e definitivamente perigosas", referiu Andrew Cotton, que foi colocado na onda por Garrett McNamara. "Foi uma manhã feroz na Nazaré e estou muito agradecido por todos terem sobrevivido e eu ter conseguido deixar o meu bom amigo [Cotton] na posição certa naquela bomba", disse o havaiano.

Para já, ambos vão permanecer mais uns dias na Nazaré, pois as ondas do já mundialmente famoso Canhão deverão continuar a fazer jus à fama, com a expectativa a crescer para quarta-feira.

No entanto, no pensamento de ambos os surfistas está o acidente com Maya Gabeira. A surfista brasileira (que há sete anos faz dupla com Carlos Burle) fraturou o perónio e vai ficar em observação no hospital até amanhã.

Leia mais pormenores na edição impressa e no e-paper de amanhã do DN.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG