Dario Cataldo é o vencedor da etapa-rainha

O italiano, da Omega, completou os 183,5 quilómetros entre Gijón e Valgrande-Pajares em 5.18.28 horas, sete segundos à frente do segundo classificado, o belga Thomas de Gendt (Vacansoleil).

Dario Cataldo foi, esta segunda-feira, o vencedor da 16.ª etapa da Volta a Espanha, considerada a etapa-rainha desta edição da prova.

Com quatro contagens de montanha, incluindo a de categoria especial na chegada, e várias rampas com 24% de inclinação, a etapa desta segunda-feira foi a mais dura desta Vuelta, mas acabou por não trazer grandes modificações na classificação geral, que continua a ser liderada por Joaquin 'Purito' Rodríguez, agora com vantagem alargada.

Cataldo juntou-se, muito cedo, ao belga Thomas de Gendt (Vacansoleil), numa fuga que viria a selar o destino da etapa. No final, o italiano completou o percurso em 5.18.28 horas, cortando a meta isolado, sete segundos à frente de de Gendt.

Em terceiro lugar, a 2.39 minutos, chegou Rodríguez, que aumentou a vantagem para os adversários mais diretos na classificação geral, os compatriotas Alberto Contador e Alejandro Valverde.

Agora, o corredor da Katusha tem 28 segundos de vantagem sobre Contador (Saxo Bank) e está a 2.04 minutos de Valverde (Movistar), que deverá estar fora da corrida pela vitória final.

André Cardoso, da Caja Rural, mantém o estatuto de melhor português em prova: terminou a etapa na 21.ª posição, a 7.46 minutos de Cataldo, e está agora à porta do top 20 da classificação geral (21.º).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG