Ana Dulce Félix conquista Ouro em Helsínquia

A atleta portuguesa sagrou-se campeã europeia nos 10.000 metros e assegurou a primeira medalha de ouro para Portugal nos Europeus de Atletismo.

A fundista Ana Dulce Félix conquistou este domingo a medalha de ouro nos Europeus de Atletismo em Helsínquia, ao sagrar-se campeã nos 10.000 metros, assegurando o primeiro "ouro" para Portugal, depois do bronze de Sara Moreira (5.000 metros) e da prata de Patrícia Mamona (triplo-salto).

Dulce Félix completou o percurso em 31.44,88 minutos (um novo recorde pessoal), com o pódio a ser completado pela britânica Jo Pavey e pela ucraniana Olha Skrypak. Ana Dulce Félix, de 29 anos, que é a atual vice-campeã europeia de corta-mato, consegue em Europeus de pista a 11.ª medalha de ouro para Portugal.

A atleta vimaranense arriscou a "fuga" quando ainda faltavam três quilómetros para o final da prova, mas ganhou uma larga vantagem sobre as rivais e nunca mais viu a sua liderança ser ameaçada.

"Quando cheguei à frente, pensei que elas me seguiriam, mas ninguém o fez. Ainda assim, no sprint final tive que olhar para trás, para as controlar. Agora, vou correr a maratona nos Jogos Olímpicos", referiu Félix no final da prova.

As duas compatriotas em prova, Ana Dias e Leonor Carneiro, terminaram na sétima e décima posição, com tempos de 32.35,82 e 33.05,92, respetivamente.

Exclusivos