Alonso, Webber e Vettel jogam última cartada
Pódio do Grande Prémio do Brasil deixou tudo em aberto para a derradeira corrida. Um final de campeonato escaldante
Fernando Alonso (Ferrari) parte para a derradeira prova da temporada, no próximo fim-de-semana em Abu Dhabi, com oito pontos de vantagem face a Mark Webber e 15 no que respeita a Sebastian Vettel, os dois pilotos da Red Bull que, tal como o espanhol, podem ambicionar um título que poderá ser disputado até à última curva.
No mais emocionante campeonato dos últimos anos - em que a três provas do fim cinco pilotos mantinham as possibilidades de ganhar -, Alonso recuperou de uma primeira metade do calendário medíocre e, a partir do Grande Prémio da Alemanha (Julho) - triunfo com ultrapassagem polémica ao companheiro de equipa, Felipe Massa - e impôs-se na liderança. No entanto, como se viu, domingo, no Grande Prémio do Brasil, tanto Webber como Vettel dispõem do melhor carro da temporada e apenas alguns "erros de casting" na box, em provas anteriores, os impedem de chegar aos Emirados com melhor pontuação.
Obrigados a fazer contas, apesar do título de Construtores assegurado, em Interlagos, resta saber qual a estratégia que a equipa apresentará. É que, se os 25 pontos atribuídos a Vettel, 18 a Webber e 15 a Alonso, no Brasil, tivessem ordem inversa entre o australiano e o alemão, Webber apresentar-se-ia à partida de Abu Dhabi, a apenas um ponto de Alonso e aí tudo estaria mais complicado para o espanhol. Vettel tem-se revelado mais rápido que Webber, mas o alemão contou três abandonos, contra dois do australiano. E, ao contrário do que aconteceu com Alonso na Alemanha, não parece ter tido qualquer recomendação da equipa em ceder posição ao seu companheiro de equipa, abrindo-lhe a porta para o título.
Além desde trio, matematicamante, há ainda um piloto que pode sagrar-se campeão. Com 222 pontos, e no quarto lugar, Lewis Hamilton pode chegar ao segundo título no inverosímil cenário de Alonso, Webber e Vettel não pontuarem e o McLaren cortar a meta no primeiro lugar.