O novo LeBron ou mais um exagero de marketing?

Australiano é apontado como a próxima grande estrela da NBA e tem as principais marcas desportivas dispostas a ultrapassar os cem milhões de dólares para o contratar

É uma busca contínua. Todos os anos a larga rede de deteção de talentos do desporto profissional norte-americano procura na imensidão dos torneios escolares e universitários o jogador que há de ser "vendido" como a next big thing das principais ligas dos Estados Unidos (NBA, NFL, NHL ou MLB). Nem todos, no entanto, conseguem corresponder às expectativas. Por cada LeBron James - um talento especial (one of a kind) que marca gerações -, há dezenas de jovens promessas cujos rótulos de futuras estrelas caem com maior ou menor estrondo ao primeiro contacto com o mundo profissional.

Vem isto a propósito de Ben Simmons, o basquetebolista sobre quem recai agora o selo de futuro grande craque da NBA. Mesmo se estes fenómenos mediáticos precoces se tornaram já quase uma banalidade, no caso de Simmons ele tem sido promovido ao longo dos últimos tempos como um caso especial entre especiais. O australiano, filho de um ex-basquetebolista norte--americano imigrado, foi comparado aos maiores ainda antes de entrar na universidade. Uma mistura de LeBron James com Magic John-son, auguram os marqueteiros da modalidade.

Com 2,08 metros e uma versatilidade fora do vulgar para o tamanho, Ben Simmons é aquilo a que na gíria basquetebolística se chama um point-forward, um gigante que organiza o jogo desde longe do cesto. Um jogador capaz de saltar junto às tabelas como um poste e de correr o contra-ataque à velocidade de um base. Uma raridade, portanto, destinada a ser a primeira escolha do draft da NBA.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Exclusivos

Premium

Viriato Soromenho Marques

Madrid ou a vergonha de Prometeu

O que está a acontecer na COP 25 de Madrid é muito mais do que parece. Metaforicamente falando, poderíamos dizer que nas últimas quatro décadas confirmámos o que apenas uma elite de argutos observadores, com olhos de águia, havia percebido antes: não precisamos de temer o que vem do espaço. Nenhum asteroide constitui ameaça provável à existência da Terra. Na verdade, a única ameaça existencial à vida (ainda) exuberante no único planeta habitado conhecido do universo somos nós, a espécie humana. A COP 25 reproduz também outra figura da nossa iconografia ocidental. Pela 25.ª vez, Sísifo, desta vez corporizado pela imensa maquinaria da diplomacia ambiental, transportará a sua pedra penitencial até ao alto de mais uma cimeira, para a deixar rolar de novo, numa repetição ritual e aparentemente inútil.

Premium

Maria do Rosário Pedreira

Agendas

Disse Pessoa que "o poeta é um fingidor", mas, curiosamente, é a palavra "ficção", geralmente associada à narrativa em prosa, que tem origem no verbo latino fingire. E, em ficção, quanto mais verdadeiro parecer o faz-de-conta melhor, mesmo que a história esteja longe de ser real. Exímios nisto, alguns escritores conseguem transformar o fingido em algo tão vivo que chegamos a apaixonar-nos por personagens que, para nosso bem, não podem saltar do papel. Falo dos criminosos, vilões e malandros que, regra geral, animam a literatura e os leitores. De facto, haveria Crime e Castigo se o estudante não matasse a onzeneira? Com uma Bovary fiel ao marido, ainda nos lembraríamos de Flaubert? Nabokov ter-se-ia tornado célebre se Humbert Humbert não andasse a babar-se por uma menor? E poderia Stanley Kowalski ser amoroso com Blanche DuBois sem o público abandonar a peça antes do intervalo e a bocejar? Enfim, tratando-se de ficção, é um gozo encontrar um desses bonitões que levam a rapariga para a cama sem a mais pequena intenção de se envolverem com ela, ou até figuras capazes de ferir de morte com o refinamento do seu silêncio, como a mãe da protagonista de Uma Barragem contra o Pacífico quando recebe a visita do pretendente da filha: vê-o chegar com um embrulho descomunal, mas não só o pousa toda a santa tarde numa mesa sem o abrir, como nem sequer se digna perguntar o que é...