O Messi português. Sabe quem é?

Ex-internacional português partilhou um vídeo com os melhores momentos da sua carreira

Paulo Futre foi, muito provavelmente, o melhor esquerdino que o futebol português produziu. Dono de uma finta curta estonteante, a jogar sempre em alta velocidade, foi um dos grandes craques numa era pré-Lei Bosman, antes da livre circulação de futebolistas europeus e da globalização trazida pela internet e pelas redes sociais.

Formado pelo Sporting, campeão europeu pelo FC Porto e figura de proa da história do Atlético de Madrid, onde foi a jóia da coroa do controverso Jesus Gil y Gil na viragem de décadas entre 1980 para 1990, Futre, que completou a trilogia dos grandes do futebol português com meio ano no Benfica, tinha um estilo espetacular que lhe valeu comparações com o argentino Diego Maradona, grande referência do futebol mundial da altura.

Ora, atualizando as referências ao futebol contemporâneo, os filhos de Paulo Futre compilaram em vídeo as melhores jogadas do ex-internacional português sob o sugestivo título de "O Messi português". São pouco mais de seis minutos de puro talento, capaz de surpreender os mais novos e deleitar os nostálgicos, num vídeo que Futre partilhou esta quarta-feira nas redes sociais.

Futre terminou a carreira em 1998 no Japão, no Yokohama Flugels, aos 32 anos, já depois de várias lesões que o fustigaram nos últimos anos de competição. Foi 41 vezes internacional pela seleção, mas só esteve numa grande competição internacional: o Mundial do México de má memória, em 1986.

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.