PEDRO TADEU: Eles não esquecem a Guerra Mundial

Os ingleses não conseguem evitar e, provavelmente, os alemães também não. Sempre que há um jogo de futebol entre as selecções dos dois países, num campeonato europeu ou do mundo, como ontem aconteceu, surgem, subliminares, duas referências: A Segunda Guerra Mundial de há 65 anos e o jogo de Wembley da final do campeonato do Mundo de 1966... Qual União Europeia, qual carapuça!

No YouTube encontramos a brincadeira mais óbvia, dezenas de vezes repetida e dezenas de vezes proibida: a longa cena do filme A Queda, onde o actor Bruno Ganz protagoniza a recriação do momento em que, num bunker em Berlim cercada pelos Aliados, Hitler reúne-se com os seus últimos oficiais e apanha um ataque de nervos ao perceber, finalmente, que tem a guerra perdida. A cena, intensa e dramática, costuma ser transformada numa piada graças a legendas absurdas que fingem a tradução do arrazoado germânico, aos berros, a jorrar da boca de Hitler.

Desta vez a irritação de Hitler teria que ver com o facto de a selecção alemã ir apanhar, logo nos oitavos, a Inglaterra, o que comprometia o plano de chegar à final com o Brasil. Hitler, irritado, nem queria acreditar que Inglaterra perdera a liderança do grupo para os Estados Unidos! E as referências a 1966 - entre insultos e murros na mesa - são imensas... Depois de ontem, duvido que os ingleses que fizeram esta brincadeira continuem a encontrar razões para sorrir.

Justiça poética é o que parece ter sido feito com o tento mal anulado a Lampard, a lembrar o golo mais polémico de todos os tempos e que guiou à vitória os ingleses na final com a Alemanha, no ano em que Portugal de Eusébio brilhou. No YouTube está um resumo desse jogo, a cores, com comentários da BBC e onde se vê bem essa jogada. Eu, por mim, tenho a mais longa polémica da história do futebol bem resolvida na minha cabeça. Não tenho dúvidas e afirmo: não foi golo.

A final do Mundial de 1966 com comentários da BBC

Brincadeira com o filme Der Untergang (A Queda)

http://www.youtube.com/watch?v=RE-wKAooU20

http://www.youtube.com/watch?v=KnFaHd9qtso

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG