Gana quer ser a primeira seleção africana semi-finalista
O seleccionador do Gana assegurou hoje que a sua equipa tem argumentos para ser a primeira nação africana a chegar às meias finais de um Mundial de futebol, enquanto o Uruguai quer recuperar o tempo perdido.
Para o inesperado embate dos quartos de final entre as duas equipas, agendado para sexta feira às 20:30 locais (19:30 de Lisboa), com arbitragem do português Olegário Benquerença, o treinador sérvio à frente do Gana, Milovan Rajevac, mostra-se confiante.
"O Uruguai tem estado impressionante e tem jogadores nos melhores campeonatos da Europa, mas nós temos muitos jovens e com muita confiança. A maior qualidade desta equipa é a união", salientou Rajevac, na antevisão do jogo.
Para o sérvio, é importante que a sua equipa enfrente o jogo de sexta feira, em Joanesburgo, no Estádio Soccer City, "tranquila" e sem sentir a obrigação de estar nas meias finais, embora seja esse o desejo no sentido de "fazer história".
A pensar no confronto, o técnico alerta também que não vai mudar o estilo de jogo, que o Gana será o mesmo de sempre: "Será o nosso estilo e tentaremos aproveitar as fraquezas que o nosso adversário mostre".
Do lado do Uruguai, o técnico Oscar Tabarez olha para o jogo como se este estivesse, desde já, a reerguer a selecção, que foi campeã mundial em 1930 e 1950, depois de algumas décadas mais complicadas e nas quais os "celestes" chegaram a estar fora do campeonato.
"Passámos por décadas complicadas, em algumas fora do Mundial, mas não podemos esquecer que (o jogo) será um momento histórico também para os jogadores", disse o técnico, que já anunciou alterações na equipa.
Oscar Tabarez comunicou, por opção tática, a saída da equipa do portista Alvaro Pereira e a entrada para o seu lugar de Alvaro Fernandez (ex-jogador do Vitória de Setúbal), bem como a do central Diego Godín, lesionado, que cederá a titularidade a Victorino.
No "onze" inicial estarão ainda dois jogadores bem conhecidos dos portugueses, os defesas Fucile (FC Porto) e Maxi Pereira (Benfica), numa equipa cujas maiores estrelas são os avançados Diego Forlan e Luis Suarez.
No Gana, Rajevac terá que fazer alterações, face às saídas do jovem defesa Johnatan Mensah, de 19 anos, e do médio André Ayew, de 20, ambos castigados.
O vencedor deste encontro defrontará nas meias finais do Mundial2010 a equipa que vencer o jogo entre Holanda e Brasil, que também se defrontam sexta feira, a partir das 16:00 locais (15:00 em Lisboa), em Port Elizabeth.