Estoril Open arranca com quatro tenistas do top 20, João Sousa e público de volta

Maior evento de ténis do País está de volta ao formato original e com público, depois do vazio de 2020 e de um torneio sem adeptos em 2021. João Sousa recebeu convite da organização. Jogadores como Stan Wawrinka ou Dominic Thiem pediram convites.

A lista do Millennium Estoril Open está fechada e tem quatro top 20 do ranking mundial: Felix Auger-Aliassime (9.º do ranking ATP), Diego Schwartzman (10.º) Cameron Norrie (12.º) e Pablo Carreño Busta (19.º). O espanhol venceu no Estoril em 2017 e é um dos três campeões do torneio presentes nesta sétima edição, que arranca dia 23 de abril, no Clube de Ténis do Estoril e com público nas bancadas de novo, após dois anos de ausência devido à pandemia da covid-19.

O primeiro wild card da organização foi para o português João Sousa (82.º), que em 2018 venceu e levou o court central à loucura. "É um orgulho estar presente mais uma vez este ano. Estou muito feliz por voltar a jogar um torneio que é muito especial para mim e por voltar a jogar com o apoio do público", afirmou Sousa, numa mensagem gravada.

Marin Cilic (23.º), Frances Tiafoe (31.º e vice-campeão em 2018), Albert Ramos-Vinolas (35.º e vencedor de 2021), Tommy Paul (37.º) e Sebastian Korda (38.º) são outros tenista do cartaz principal do open português.

"Neste momento já temos vários pedidos de ex-top 10, antigos campeões, muitos nomes relevantes. Um deles é o Richard Gasquet, ele adora vir cá e foi campeão em 2015. É um de vários pedidos. Fernando Verdasco também já fez o seu pedido, David Goffin é um grande jogador belga, está fora do quadro e obviamente gostaria de ter um wild card. Depois há grandes nomes que não vou revelar mas que podem imaginar. Não estão no seu melhor ranking e que estão a ver como regressam ao ténis", disse João Zilhão, aos jornalistas esta terça-feira, no no Hotel Cascais Miragem, na apresentação formal do maior evento de ténis de Portugal.

Questionado sobre se um desses jogadores que tenta regressar ao ténis e que pediu um convite é Roger Federer, o diretor do torneio sorriu, mas deu a entender que não. E segundo soube o DN quem pediu para jogar o Estoril Open foram Stan Wawrinka (ex-nº3 mundial) ou Dominic Thiem (vencedor do US Open em 2014). A decisão será tomada mais perto do evento, até porque a organização gostava de mais portugueses no quadro principal: "Vai ser uma dificuldade enorme decidir a quem vamos dar os dois wild cards que restam. A qualidade dos nomes que já pediram ao dia de hoje é enorme. Se adicionarmos o facto de alguém que não corra bem em Monte-Carlo, Barcelona ou Belgrado, queira vir aqui a jogar vai ser muito difícil. Vamos tentar tomar as melhores decisões para valorizar o torneio mas também ajudar o ténis nacional."

Toda a gestão do torneio será digital. Desde a emissão eletrónica dos bilhetes para o evento às entradas na tenda VIP para almoço. Foi criada uma plataforma digital para gerir todo o evento. Os jogos serão transmitidos na Eurosport. A televisão francesa chegou a acordo com a organização do Millennium Estoril Open para assegurar a transmissão televisiva nos próximos três anos.

Quadro principal do Millennium Estoril Open

Felix Auger-Aliassime (9º)
Cameron Norrie (12º)
Diego Schwartzman (15º)
Pablo Carreño-Busta (19º)
Marin Cilic (23º)
Frances Tiafoe (31º)
Alberto Ramos-Vinolas (35º)
Tommy Paul (37º)
Sebastian Korda (38º)
Alejandro Davidovich-Fokina (43º)
Lloyd Harris (44º)
Dusan Lajovic (46º)
Pedro Martinez (47º)
Benoît Paire (49º´)
Laslo Djere (53º)
Arthur Rinderknech (58º)
Benjamin Bonzi (59º)
Federico Coria (60º)
Soonwoo Kwon (63º)

Wild cards

João Sousa (Portugal, 32 anos), 82º
Por anunciar
Por anunciar

Alternates (entram se houver desistências)

Sebastien Baez (66º)
Pablo Andujar (67º)
David Goffin (70º)
Jiri Vesely (77º)
Roberto Carballes-Baena (79º)
Richard Gasquet (81º)

(em atualização)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG