Lukaku decidiu duelo em tons de azul (e vermelho)

Diogo Costa (e Onana, no Inter) brilhou na baliza, mas nada pode fazer para travar golo do belga. Otávio foi expulso pela primeira vez na carreira e é baixa para 2.ª mão, no Dragão.
Publicado a
Atualizado a

Diogo Costa manteve a baliza a zero até aos 87 minutos. Foi também esse o tempo que Pepe aguentou sem baixar a guarda perante os possantes avançados do Inter Milão. A 4 dias de fazer 40 anos, o defesa central e capitão portista (fez o jogo 113 na Champions) deixou Lukaku fugiu para decidir o duelo em tons de azul (1-0), que deixou o FC Porto em desvantagem para o jogo da segunda mãos dos oitavos de final da Liga dos Campeões. E assim acabou a série de 22 jogos sem perder dos portistas, que dia 14 de março recebem os italianos para decidir quem passa aos quartos.

FC Porto e Inter Milão têm mais a uni-los que a separá-los. A começar por ambos jogarem habitualmente de azul e de ambos terem conquistado uma Champions com José Mourinho (dragões em 2004 e nerazzurri em 2010) e dos treinadores - Sérgio Conceição e Simone Inzaghi -terem jogado juntos na Lazio (1999-2000 e 2003-04). Hoje encontraram-se no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, na primeira mão dos oitavos de final da prova milionária da UEFA, que terminou com o triunfo do Inter.

Talvez por conhecer bem Inzaghi, o treinador portista fez bluff . Na véspera disse esperar apenas uma boa notícia - referindo-se aos sete lesionados do plantel -, mas entrou em campo com três surpresas: Otávio, que fez o jogo 266 e se tornou no 27.º jogador com mais partidas na história portista, Uribe e Galeno voltaram à equipa, após recuperarem de lesão.

Encostado lá atrás desde o início do jogo, Diogo Costa foi o melhor dos dragões nos primeiros 45 minutos. Lautaro Martínez, Hakan Çalhanoglu e Dzeko não deixaram a defensiva portista respirar e quando foi preciso o camisola 99 chegou para o gasto. Só aos 27 minutos, foi registado o primeiro remate do FC Porto no jogo, da autoria de Grujic. O sérvio voltou a testar Onana dez minutos depois, num espetacular remate, depois de brilhantemente servido por Taremi.

Dois raros eventos ofensivos da equipa portista, que acabou a primeira parte sem qualquer canto a favor e sem qualquer golo sofrido. Valeram os reflexo do elástico Diogo Costa para os dragões irem descansar a zeros. Puro instinto do guarda-redes português a impedir o golo de Alessandro Bastoni aos 45+3 minutos.

A segunda parte começou logo com uma baixa importante. Uma recaída de Galeno obrigou Sérgio Conceição a mexer na equipa. A opção foi meter Evanilson no ataque, mas isso implicou desviar Pepê para o lado esquerdo.

Nicolò Barella quase aproveitava a desatenção portista logo após a substituição, mas os deuses estiveram do lado dos azuis e brancos. Sem Diogo Costa na baliza, o remate do nerazzurri passou centímetros ao lado do poste.

Aos 57 minutos o momento como é que não entrou. João Mário soltou-se das amarras defensivas e liderou uma ofensiva que só não acabou em golo por culpa de Onana, que defendeu um grande remate de Zaidu e uma recarga Taremi.

Ao mínimo sinal mais portista Simone Inzaghi refrescou a equipa com Lukaku (em vez de Dzeko) e Gosens (em vez de Dimarco) e voltou a ter mais bola.Aos 72 minutos Lukaku serviu Lautaro Martínez, que chegou um milésimo de segundo atrasado e não conseguiu chegar a tempo para desviar a bola para a baliza. O perigo ia passando ao lado, mas mesmo as que não matam moem e foi assim que Otávio ficou fora do jogo...e do próximo (no Dragão, no dia 14 de março). O médio portista viu o segundo cartão amarelo e foi expulso pela primeira vez na carreira por pisar Çalhanoglu à frente da área.

Mais uma vez Conceição era obrigado a mexer na equipa. Sacrificou Taremi (esteve incrível, nas ajudas defensivas), a principal referência ofensiva para reforçar o setor recuado com Wendell para os últimos minutos. A intenção era boa, mas não resultou e Lukaku bateu Diogo Costa aos 87 minutos, decidindo o jogo a favor dos nerazzurri.

O FC Porto continua sem ganhar fora de casa nos oitavos: em 13 jogos, soma 4 empates e 9 derrotas.

Twittertwitter1628512571107209216

isaura.almeida@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt