26 dezembro 2015 às 00h06

Leicester. Liverpool e City medem estofo de campeão

Equipa de Ranieri é líder contra todas as expectativas e os dois próximos jogos poderão definir se o clube é mesmo candidato

Gonçalo Lopes

É ou não o Leicester candidato ao título da Premier League? O clube inglês orientado pelo italiano Claudio Ranieri tem surpreendido tudo e todos e atualmente é líder com mais dois pontos do que o Arsenal. Os dois próximos jogos, com o Liverpool (hoje) e o Manchester City (segunda-feira), poderão responder à pergunta.

[artigo:4953608]

O primeiro é já hoje, no chamado Boxing Day (nome que vem da Idade Média por ser a data em que os empregados e os mais necessitados recebiam roupas, comida e bebidas dadas pelos patrões dentro de uma caixa). Depois de na presente temporada ainda só ter perdido com o Arsenal (2-5) e de há duas semanas ter vencido o Chelsea (2-1), o Leicester visita Anfield Road, para defrontar o Liverpool.

Os reds mudaram recentemente de treinador e com o alemão Klöpp tiveram uma excelente fase inicial, com um total de sete vitórias em 11 jogos (uma derrota e três empates). Nas últimas quatro partidas, contudo, não triunfaram (dois empates e outras tantas derrotas). Por sua vez, o Leicester venceu sete jogos e empatou uma das últimas oito partidas.

O Liverpool quer encetar nova recuperação visando o apuramento para as competições europeias e uma vitória sobre o líder servirá certamente como incentivo. E quem poderá também ficar a ganhar com uma eventual vitória dos reds é o Arsenal, a única equipa que venceu o Leicester nesta época. Em caso de triunfo do Liverpool, e se o Arsenal vencer na deslocação ao terreno do Southampton (dos portugueses José Fonte e Cédric), a equipa de Arsène Wenger assume a liderança da Liga inglesa.

Serão duas jornadas em apenas dois dias (hoje e segunda-feira), complicadas para os jogadores de Claudio Ranieri, que logo depois, na segunda-feira, recebem em casa o Manchester City, atual terceiro classificado.

Duas derrotas frente a dois clássicos candidatos ao título poderão abalar a confiança do Leicester, mas em caso de triunfo nas duas partidas certamente que Vardy, Mahrez e companhia passarão de outsiders a sérios candidatos ao título da Liga Inglesa.

Jurgen Klöpp, treinador do Liverpool, não tem dúvidas de que o Leicester tem feito de tudo para estar na primeira posição. "Eles jogam um futebol de contra-ataque quase perfeito. Não estou surpreendido com o progresso deles. O futebol é mesmo assim, temos de usar as nossas armas e aproveitar todas as oportunidades. E isso é o que eles estão a fazer. Não precisam de muitas oportunidades para marcar golos. O lugar onde estão é totalmente merecido, não é coincidência, é apenas trabalho duro", salientou o alemão.

Já Claudio Ranieri não se mostra tão otimista no que à questão do título diz respeito, salientando querer continuar a ganhar, mas pedindo prudência aos adeptos do Leicester. "O que está a acontecer é bom para o futebol inglês. A pressão está nos clubes grandes e nós limitamo-nos a querer ganhar os jogos, a fazê-lo bem, ainda que tenhamos de melhorar muito, sobretudo porque na maioria das vezes estamos a recuperar de resultados negativos. Também por isto concordo com o que a maioria das pessoas tem dito, de que o que temos feito irá acabar e que clubes como o Arsenal e o Manchester City é que são os verdadeiros candidatos a vencer o título de Inglaterra", salientou o treinador italiano.