Desporto
31 agosto 2022 às 20h51

Julian Draxler. Um alemão campeão do Mundo para reforçar o Benfica

Médio alemão de 28 anos emprestado pelo PSG durante um ano. Internacional alemão tem carreira marcada por êxitos e algumas lesões. Vlachodimos negociado com Ajax.

Julian Draxler chegou de surpresa a Lisboa para reforçar o Benfica. O nome dispensa apresentações e o currículo fala por ele. É Campeão do Mundo pela seleção da Alemanha (2014) e chega por empréstimo do PSG sem opção de compra. Para ter o médio criativo alemão de 28 anos, que também joga a extremo direito, à disposição de Roger Schmidt na época 2022-23, os encarnados vão pagar 2, 5 milhões de taxa de empréstimo e 30 a 40% do ordenado de sete milhões de euros.

Em Paris, na temporada passada, fez 24 jogos antes de se lesionar no joelho em março. Não joga desde então e o treinador Christopher Galtier não contava com Draxler, que tinha a concorrência de Mbappé, Messi, Neymar e Sarabia. Por isso Luís Campos (diretor desportivo do PSG) procurava uma solução para o alemão.

A contratação de Draxler é a resposta que os dirigentes benfiquistas encontraram para as contratações falhadas de Mario Gotze, Daichi Kamada e... Ricardo Horta. O protagonista principal desta novela do mercado de verão que hoje encerra à meia-noite, vai assim manter-se no Sp. Braga... salvo uma nova proposta de última hora.

Nascido na cidade alemã de Gladbeck a 20 de setembro de 1993, Jul, como é tratado, cresceu no seio de uma família de classe média na cidade industrial de mineração de carvão. Inseparável dos dois irmãos, a bola era dos poucos brinquedos que tinha. Um dia o pai, Hans-Jürgen Draxler, que hoje é o seu empresário, levou-o a ver um jogo do FC Schalke 04, equipa que tinha uma academia na zona, e assim nasceu o sonho.

Começou no BV Rentfort aos 5 anos e bem cedo foi notícia por uma transferência bem precoce. Aos 7 anos foi contratado pelo SSV Buer - transferência envolveu dinheiro - e não demorou mais de um ano para que o FC Schalke 04 lhe descobrisse o talento. Estreou-se na equipa principal com 17 anos em 2011 pela mão de Felix Magath. Só jogou 7 minutos, mas convenceu o técnico a dar-lhe a titularidade no jogo seguinte ao lado de jogadores como Neuer, Raúl, Metzelder ou Huntelaar.

Chegou logo depois à seleção (com 18 anos) e foi campeão mundial em 2014, mas depois do sonho veio o pesadelo. Uma lesão grave no Tendão de Aquiles que o afastou dos relvados durante seis meses. Voltou em grande e quando meia Europa o cortejava ele escolheu o Wolfsburgo, um rival do Schalke 04, que pagou 43 milhões de euros por ele - daí que ainda hoje os adeptos lhe chamem Judas Draxler. Na equipa dos Die Wölfe viveu dias bons até à época em que esteve para descer de divisão e decidiu mudar-se para Paris. Ao fim de seis épocas e algumas lesões muda-se para a Luz.

Draxler é o quinto campeão do Mundo a chegar à liga portuguesa. O primeiro foi Anderson Polga, que depois de se sagrar campeão mundial pelo Brasil em 2002, assinou pelo Sporting em 2003-04, tendo permanecido em Alvalade até 2011-12 e feito mais de 340 jogos.

Outro campeão mundial atuar em Portugal foi Joan Capdevila, que venceu a competição, em 2010, pela Espanha, e um ano depois assinou pelo Benfica. Também do país vizinho chegou Iker Casillas, na temporada 2015-16 e depois de ter defendido a baliza do Real Madrid durante duas décadas.

O último Campeão do Mundo a atuar no campeonato português, foi o francês Adil Rami, que assinou pelo Boavista em 2020. O central que jogava no Marselha fez parte da seleção gaulesa que se sagrou campeão do Mundo em 2018, mas não jogou qualquer minuto.

Vlachodimos aguarda por um acordo entre o Ajax e o Benfica para se mudar para os Países Baixos. O guarda-redes já deu o sim aos neerlandeses, mas Rui Costa ainda não aceitou a proposta de 12 milhões de euros pelo passe do guarda-redes. Como o mercado nos Países Baixos fecha à meia noite, a transferência tem poucas hipóteses de sucesso, até porque isso obrigaria o clube a ir ao mercado para encontrar um novo guardião e Navas do PSG não é opção, apesar de ontem ter sido colocado na rota da Luz.

Em Portugal o emrcado fecha na quinta-feira (1 de setembro) e o Benfica ainda tem dossiês a precisarem de serem fechados - Weigl faz eamaxes médicos no Borussia Mönchengladbach amanhã para assinar e Meite interessao ao Cremonese de Itália.

Já Jan Vertonghen vai rumar ao Anderlecht. O central belga de 35 anos está a negociar a saída e já há acordo entre todas as partes, mas como o mercado na Bélgica só fecha para a semana esse é um dossier que pode esperar. A lesão de Morato - vai estar fora entre 4 a 6 semanas, devido a uma lesão no tornozelo direito sofrido no jogo com o Paços de Ferreira - , não travará a saída do belga. Mas como há mais dois centrais lesionados (Lucas Veríssimo e Luis Victor), o Benfica pode contratar mais um no último dia do mercado e Rúben Vezo - por empréstimo do Levante - é uma possibilidade.

isaura.almeida@dn.pt