Jovens cheios de ambição para brilharem na Liga Moche

Guilherme Fonseca quer ficar no top 5 nacional e Mariana Assis assume vontade em sagrar-se campeã nacional

Falta uma semana para o arranque do Allianz Ericeira Pro by Dakine, a primeira etapa da Liga Moche 2016, que se realiza na Praia de Ribeira d"Ilhas de 18 a 20 deste mês. Vários surfistas já começaram a preparar-se para a principal competição a nível nacional, entre eles alguns jovens que têm vindo a destacar-se em edições anteriores.

Guilherme Fonseca (22.º do ranking no ano passado) está ansioso pelo início da competição. "O meu objetivo é ficar dentro do top 5 e espero mostrar um surf maduro e forte", referiu o surfista de Peniche. Também Dylan Groen, o melhor júnior masculino na Liga de 2015 - terminou o ano na 20.ª posição - tem como objetivo "melhorar o ranking de 2015 na Liga Moche".

Ambos consideram um incentivo competir com surfistas como Frederico Morais, Vasco Ribeiro ou Tiago Pires. "Quero bater-me contra eles sem medo", atirou Guilherme, enquanto Dylan, jovem de ascendência alemã que se treina no Guincho, garante que as disputas frente a surfistas de ranking superior é mais um fator de "motivação".

No setor feminino, Mariana Assis, 6.ª classificada da Liga do ano passado e que se preparou em locais como Austrália e Indonésia, assume o seu objetivo: "Quero ser campeã nacional." Já Inês Bispo, que tem dividido o tempo entre os estudos e os treinos de surf, pretende melhorar o registo de 2015 . "Soube-me a pouco porque tive muito perto de algumas finais e não as alcancei [terminou em sétimo lugar]", perspetivou.

Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas, não esconde satisfação com a presença de jovens: "Um dos desígnios da Liga Moche é proporcionar aos mais novos confronto direto com os mais experientes. Isto é determinante na aceleração das suas carreiras.

CALENDÁRIO LIGA MOCHE

18 a 20 de março: Allianz Ericeira Pro by Dakine (Praia de Ribeira d'Ilhas)

8 a 10 de abril: Allianz Caparica Pro (Praia do CDS)

13 a 15 de maio: Sumol Porto Pro (Praia de Matosinhos)

3 a 5 de junho: Allianz Sintra Pro (Praia Grande)

6 a 8 de outubro: Cascais Pro (Praia de Carcavelos)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG