João de Macedo. Ondas à grande e à portuguesa

O big wave rider vai disputar a 4.ª etapa da Liga Moche. Tem história na Praia Grande e foi com ele que Von Rupp deu os primeiros passos

É um dos maiores big wave riders mundiais, já disputou o Mundial de ondas grandes e fez nome nas temidas bombas de Mavericks. O nome de João de Macedo (filho do antigo ministro das Finanças) não seria por isso o mais esperado no cartaz da quarta etapa da Liga Moche, na Praia Grande, que arranca hoje. "Não estou de maneira nenhuma com ambições de disputar a vitória com eles [Vasco, Kikas ou P. Henrique], pela minha idade ou opções de carreira. Mas também não os vejo na Nazaré [risos]! Estou-me a pôr a jeito, mas estou com esperanças", diz ao DN.

Há muito que o surf de ondas grandes se tornou a sua paixão. Um gosto que se foi moldando nas ondas da Praia Grande, onde passava as férias de verão. João nasceu nos EUA, em 1977, e mudou-se para Portugal aos 7 anos. Mais tarde haveria de viver na Califórnia e fazer parte do line-up em Mavericks. Agora dedica-se a puxar os limites na Nazaré, na remada [sem ajuda de jetski]. Ou a procurar ondas grandes nos Açores, com o projeto EDP Mar sem Fim.

Há 12 anos que deixou de correr o campeonato nacional e esta presença é uma oportunidade de recordar o ambiente de competição: "É mais um momento de partilha, não sou o wildcard que vá desestabilizar, a não ser que o mar esteja maior." Se isso acontecer, João poderá ter uma hipótese, mesmo contra os jovens que agora dominam o surf português.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG