Alaphilippe vence oitava etapa e Nelson Oliveira termina em quinto

Chris Froome mantém a liderança da Vuelta

O francês Julian Alaphilippe (Quick Step Floors) venceu este sábado a oitava etapa da Volta a Espanha em bicivleta, em Xorret de Catí, onde o português Nelson Olveira (Movistar) terminou em quinto e Chris Froome (Sky) consolidou a liderança.

Numa tirada de 199,5 quilómetros, iniciada em Hellín e com uma contagem de montanha de primeira categoria a três quilómetros da meta, Alaphilippe terminou em 4:37.55 horas e foi o mais forte do grupo de fugitivos, batendo o esloveno Jan Polanc (UAE Team Emirates) e o polaco Rafal Majka (Bora-hansgrohe) por dois segundos, enquanto Nelson Oliveira chegou 28 segundos depois do vencedor.

O português ficou à beira do top-10, subindo do 22.º ao 11.º posto, a 2.03 minutos do camisola vermelha, Chris Froome, que concluiu a tirada no 14.º lugar, a 1.27 minutos de Alaphilippe, e ganhou tempo aos seus principais adversários.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.