"Vestas" vence em Lisboa 1ª etapa da Volvo Ocean Race

O 'stopover' da maior regata de volta ao mundo decorre em Lisboa até 5 de novembro. Regata costeira no Tejo dia 3 de novembro e partida para a África do Sul dois dias depois.

A embarcação Vestas foi a primeira a chegar hoje a Lisboa, pelas 15:09, final da primeira etapa da prova, iniciada há seis dias em Alicante, Espanha.

A equipa liderada pelo 'skipper' norte-americano Charlie Enright começou a aproximar-se da capital portuguesa ao início da tarde, mas enfrentou alguma falta de vento nas zonas de Caxias e Paço de Arcos, o que acabou por atrasar um pouco o ritmo do veleiro. Foi ainda assim o barco mais rápido a completar as 1650 milhas (3055 km) da etapa.

A aproximarem-se de Lisboa encontram-se os restantes seis barcos que compõem a frota, por esta ordem: Mapfre, Dongfeng, AkzoNobel (onde está um velejador português, António Fontes), Sun Hung Kai/Scallywag, Team Brunel e Turn the Tide on Plastic (veleiro com bandeira portuguesa onde está outro velejador nacional, Bernardo Freitas).

A Volvo Ocean Race, antiga Whitbread, é a maior competição de vela oceânica do mundo. Esta edição tem chegada prevista para Haia (Holanda), a 30 de junho de 2018, depois de 11 etapas em 12 países, com um total de 83.400 quilómetros (45.000 milhas náuticas).

Exclusivos