Selecionador Romeno alvo de inquérito por comentário racista sobre Serena Williams

A Federação Internacional de Ténis decidiu abrir um inquérito a Nastase após comentário racista sobre a gravidez da tenista norte-americana: "Vamos ver de que cor será. Café com leite?"

A Federação Internacional de Ténis (ITF) instaurou um inquérito ao antigo campeão romeno Ilie Nastase, na sequência de um comentário feito pelo capitão da seleção romena sobre a gravidez da tenista norte-americana Serena Williams.

"A ITF não tolera comentários e comportamentos racistas e discriminatórios. Tivemos conhecimento do comentário do treinador da seleção romena Ilie Nastase e abrimos, imediatamente, um inquérito para ficar na posse de todos os factos e podermos tomar medidas", disse um porta-voz da ITF à BBC.

Durante uma conferência de imprensa antes do encontro com a Grã-Bretanha, Nastase comentou a gravidez de Serena Williams com um membro da seleção romena nos seguintes termos: "Vamos ver de que cor será. Café com leite?".

O romeno, de 70 anos, foi um dos melhores tenistas do seu tempo, tendo conquistado dois títulos do 'Grand Slam', o Open dos Estados Unidos, em 1972, e Roland-Garros, em 1972.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.