Messi ganha Bola de Ouro, Ronaldo é o segundo mais votado

Bola de Ouro foi entregue, esta segunda-feira, em Zurique (Suíça) ao argentino Lionel Messi (41,33%), que derrotou o português Cristiano Ronaldo (26,76%) e o brasileiro Neymar (7,86%).

Lionel Messi, jogador do Barcelona e da seleção argentina, ganhou, pela quinta vez, a Bola de Ouro, entregue ao melhor futebolista do ano. Foi a quinta distinção de melhor do mundo ganha por La Pulga, que ganhara o troféu de 2009, 2010, 2011 e 2012.

Cristiano Ronaldo e Neymar foram os finalistas derrotados. O português ganhara em 2008, 2013 e 2014, mas teve um 2015 inferior a Messi e Neymar: não conquistou qualquer título, enquanto os jogadores blaugrana ganharam Liga dos Campeões, campeonato e taça de Espanha e Mundial de clubes.

Messi foi o mais votado por jornalistas, treinadores e capitães de seleções nacionais de todo o mundo, com 41,33% dos votos. Ronaldo ficou em segundo lugar, com 26,76%, e Neymar em terceiro, com 7,86%.

Quantos aos restantes troféus, Luís Enrique (Barcelona) e Jill Ellis (EUA) foram eleitos treinador e treinadora do ano. A melhor futebolista de 2015 foi Carli Lloyd (EUA). Wendell Lira (futebolista brasileiro, ex-Goianésia) recebeu o Prémio Puskas, relativo ao melhor golo do ano. E o Prémio Fair Play distinguiu clubes e jogadores que apoiam refugiados, sendo recebido por Gerald Asamoha, ex-futebolista alemão, de origem ganesa.

Recorde tudo o que se passou na gala da FIFA, em Zurique (Suíça).

Ler mais

Exclusivos