Portugal na fase final do Europeu, ao golear República da Irlanda

A seleção portuguesa de futebol de sub-19 qualificou-se hoje para a fase final do Europeu da categoria de 2018, ao golear a República da Irlanda por 4-0, na terceira ronda do Grupo 8 da Ronda de Elite.

Em Barcelos, a formação das 'quinas', que só precisava de empatar para conquistar o agrupamento, ganhou com tentos de Gedson Fernandes, aos 10 e 81 minutos, o segundo de penálti, Diogo Queirós, aos 41, e Pedro Correia, aos 73.

A fase final do campeonato da Europa de sub-19 de 2018, que tem o sorteio marcado para 30 de maio, realiza-se na Finlândia, de 16 a 29 de julho.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.