23 agosto 2017 às 21h49

Só Benfica e FC Porto estão salvos de tubarões (mas não de todos...)

Águias (pote 1) e dragões (2) livram-se de alguns colossos, Sporting (4) não. Champions terá pela 1.ª vez uma equipa azeri (Qaraba)

Rui Marques Simões

O Benfica está a salvo de Real Madrid, Bayern e Juventus, o FC Porto evita Barcelona, Paris SG e Manchester United, e o Sporting está à mercê de todos eles. O sorteio da Liga dos Campeões, que decorre hoje, no Mónaco (17.00, RTP 1 e Sport TV1), não deixa qualquer clube português livre dos maiores tubarões do futebol europeu. Mas há brindes: o maior (no plano teórico) deverá ser o Qarabag, que ontem se tornou a primeira equipa do Azerbaijão a apurar-se para a fase de grupos da liga milionária.

Há cenários hipotéticos para todos os gostos no sorteio da Champions. Contudo, com cinco clubes ingleses, quatro espanhóis, três alemães, três italianos e - até - dois colossos franceses, entre os potenciais adversários, os três representantes nacionais não têm assim tanto por onde escolher.
O Benfica, cabeça-de-série (pote 1), na condição de campeão nacional, safa-se de rivais complicados como Real Madrid, Chelsea, Juventus e Mónaco. O FC Porto (pote 2) livra-se de adversários como Barcelona, Atlético de Madrid, Paris SG, Manchester City e Manchester United. Já o Sporting (pote 4) está entre os clubes teoricamente mais acessíveis, com a certeza de que não vai enfrentar RB Leipzig e Qarabag, os dois emblemas que se estreiam este ano na competição.

Se a presença do surpreendente vice-campeão alemão já era certa, a qualificação dos azeris foi a grande novidade dos jogos da segunda mão do playoff ontem realizados. Ao mesmo tempo que CSKA Moscovo, Liverpool e APOEL Nicósia confirmavam as vantagens trazidas da semana passada, o Qarabag perdeu em Copenhaga (2-1). Todavia, valeu-se do golo fora - marcado pelo sul-africano Dino Ndlovu -, para confirmar a histórica qualificação para a Champions, após uma vitória por 1-0 na primeira mão.
O clube - representante da república semi-independente de Nagorno-Karabakh (alvo de disputas entre Azerbaijão e Arménia) mas instalado em Baku, devido à instabilidade do território - é tetracampeão azeri e já participou por três vezes na fase de grupos da Liga Europa, chegando a arrancar empates contra Inter de Milão (2014-15) e Mónaco (2015-16). Agora, após anos de aperfeiçoamento do estilo de jogo inspirado no tiki taka do Barcelona, a obra-prima do técnico Gurban Gurbanov (velha glória azeri) vai estrear-se no palco mais importante do futebol europeu.

Isso não impede que o Qarabag tenha o estatuto de brinde. Com Spartak (pote 1), Sevilha (2) e Anderlecht (3), o clube azeri (pote 4) compõe o lote de adversários mais acessíveis a que Benfica, FC Porto e Sporting podem aspirar. As bolas do sorteio logo os irão distribuir.

Veja a constituição dos potes:

Pote 1
Benfica
Real Madrid
Bayern Munique
Chelsea
Juventus
Mónaco
Spartak Moscovo
Shakhtar Donetsk

Pote 2
FC Porto
Barcelona
Atlético de Madrid
Paris Saint-Germain
Borussia Dortmund
Manchester City
Sevilha
Manchester United

Pote 3
Nápoles
Tottenham
Basileia
Olympiacos
Anderlecht
AS Roma
Besiktas
Liverpool

Pote 4
Sporting
Feyenoord
Maribor
RB Leipzig
Celtic
CSKA Moscovo
Qarabag
APOEL Nicosa