Nikola Karabatic eleito melhor do mundo em 2016

O jogador francês de andebol foi eleito o melhor jogador do mundo em 2016 pelo IHF. Em femininos venceu a romena Cristina Neagu

O jogador francês Nikola Karabatic, vice-campeão olímpico nos jogos do Rio2016 e atleta do Paris Saint-Germain, foi esta quinta-feira eleito o melhor andebolista do mundo em 2016 pela Federação Internacional de Andebol (IHF).

O atleta de 32 anos conquistou no verão passado a terceira medalha olímpica, depois do ouro conquistado com a França em Pequim2008 e Londres2012.

Campeão mundial de seleções em quatro ocasiões, o francês conquista o maior prémio individual do andebol pela terceira vez, depois de já o ter vencido em 2007 e 2014.

No andebol feminino, a distinção recaiu sobre a romena Cristina Neagu. Aos 28 anos, conquista o galardão também pela terceira vez, depois de 2010 e 2015.

Neagu transferiu-se esta temporada para o CSM Bucareste, depois de ter jogado entre 2013 e 2016 no Buducnost Podgorica, em Montenegro, onde conquistou a Liga dos Campeões europeus em 2015.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.