Nairo Quintana é o novo líder da Volta a Espanha

Oitava etapa foi vencida pelo russo Sergey Lagutin, da Katusha

O russo Sergey Lagutin (Katusha) venceu este sábado a oitava etapa da Volta a Espanha em bicicleta, com chegada ao alto de La Camperona e que consagrou o colombiano Nairo Quintana (Movistar) como novo líder da geral.

Lagutin foi o mais forte do grupo que protagonizou a fuga do dia, deixando o perseguidor direto, o francês Axel Domont (Ag2r), a 10 segundos, depois de cumprir a tirada de 181,5 quilómetros iniciada em Villalpando em 4:09.30 horas.

Entre os favoritos, destacou-se Nairo Quintana, que ganhou 25 segundos ao ressuscitado espanhol Alberto Contador (Tinkoff), que não deu mostras de fragilidades físicas, depois de se ter envolvido numa queda coletiva na parte final da etapa de sexta-feira, e 33' ao britânico Chris Froome.

Na geral, Quintana destronou o seu compatriota Darwin Atapuma (MMC), e tem agora uma vantagem de 19 segundos sobre o espanhol Alejandro Valverde, seu colega de equipa, enquanto Froome é terceiro, a 27.

No domingo, disputa-se a nona etapa, que ligará Cistierna ao alto do Naranco, na distância de 164,5 quilómetros.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Artur Silva

Notícias da frente da guerra

Passaram cem anos do fim da Primeira Guerra Mundial. Foi a data do Armistício assinado entre os Aliados e o Império Alemão e do cessar-fogo na Frente Ocidental. As hostilidades continuaram ainda em outras regiões. Duas décadas depois, começava a Segunda Guerra Mundial, "um conflito militar global (...) Marcado por um número significativo de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 e mais de 70 milhões de mortes" (Wikipédia).