Marta e Carli Lloyd de novo candidatas a melhor jogadora do ano

A brasileira e a detentora do troféu lideram a lista de candidatas ao prémio

A brasileira Marta, eleita melhor futebolista do mundo entre 2006 e 2010, e a norte-americana Carli Lloyd, detentora do prémio, figuram entre as dez candidatas ao troféu em 2016, divulgou hoje a FIFA.

A lista integra ainda três campeãs olímpicas pela Alemanha, Melanie Behringer e Sara Darbritz, do Bayern Munique, e Dzsenifer Marozsán, do Olympique de Lyon, vencedor da Liga dos Campeões europeus feminina.

Além destas, estão nomeadas a francesa Camile Abily, a japonesa Saki Kumagai e a sueca Lotta Schelin, todas do Olympique de Lyon, e a francesa Amandine Henry e a canadiana Christine Sinclar, ambos do Portland Throns.

A FIFA recordou que a vencedora será escolhida mediante uma votação combinada, em que 50% do resultado é baseado nos votos emitidos pelas capitãs e treinadores de todas as seleções femininas em todo o mundo.

Os outros 50% serão calculados mediante uma votação pública na qual fazem parte os seguidores e aos quais serão adicionadas as preferências de um grupo de mais de 200 jornalistas especializados de cinco continentes.

Depois ter anunciado os nomeados para os prémios de treinador e treinadora do ano e jogadora do ano, a FIFA vai publicar na sexta-feira o nome dos candidatos ao melhor jogador, para o qual serão designados 23 futebolistas. As votações vão decorrer de 04 a 22 de novembro.

Em dezembro, serão anunciadas a lista dos três finalistas, nestas quatro categorias, assim como os candidatos ao prémio de melhor golo e ao novo prémio para os fãs da FIFA.

Os vencedores serão anunciados a 9 de janeiro de 2017, na Gala da FIFA, em Zurique, na Suíça.

Exclusivos