Portugal estreia-se com triunfo por 2-0 face à Sérvia

Seleção nacional entrou com o pé direito no Campeonato da Europa de sub-21, que está a decorrer na Polónia. Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes fizeram os golos da equipa comandada por Rui Jorge.

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 estreou-se este sábado com um triunfo na fase final do Europeu da categoria, ao vencer a Sérvia por 2-0, na primeira ronda do Grupo B, em Bydgoszcz, na Polónia.

Num duelo equilibrado, Portugal mostrou-se mais forte. Gonçalo Guedes, aos 37 minutos, e Bruno Fernandes, aos 88, selaram o triunfo dos comandados de Rui Jorge, que lideram o agrupamento, sendo que podem ser alcançados por Espanha ou Macedónia, que se defrontam a partir das 19:45.

Os vice-campeões europeus de sub-21 voltam a jogar na terça-feira, frente à Espanha, em Gdynia. Apenas os vencedores de cada um dos três grupos da competição têm apuramento garantido para as meias-finais - para as quais se qualifica também o melhor dos segundos classificados.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.