"Se alguém pode jogar até aos 41 anos é Cristiano"

Hugo Sánchez, ex-glória merengue, aplaude a renovação de Ronaldo e elogia ao DN a capacidade física (e a ambição) do capitão português, que quer ficar mais dez anos no Real

Cristiano Ronaldo oficializou esta segunda-feira o seu novo contrato com o Real Madrid até 2021. O internacional português, contudo, quer mais e revelou que espera jogar nos merengues até aos 41, ou seja, por mais dez anos. Hugo Sánchez, antiga glória do clube espanhol, acredita que CR7 tem qualidades físicas para alcançar essa meta. A dúvida é se em 2026 o craque estará ainda ao nível de jogar no gigante de Madrid.

"É bom pensar que quer parar apenas aos 41 anos. Hoje em dia os métodos de treino e recuperação são diferentes e mais inovadores. É natural que todos os jogadores possam jogar ao mais alto nível durante mais tempo. E Cristiano Ronaldo tem uma estrutura física que lhe permitirá certamente estar a um alto nível durante muitos mais anos. Não sei se aos 41 anos estará no Real Madrid, mas se alguém pode jogar até aos 41 é ele. Nunca teve muitas lesões, tem a tal capacidade física fora do normal e depois também muita vontade", disse o mexicano ao DN, já depois de Cristiano Ronaldo, que ontem também recebeu o prémio de melhor jogador do campeonato na época passada, ter revelado o seu desejo para os próximos anos.

"O Real Madrid é o clube que está no meu coração, que é a minha cara e renovar mais cinco anos, que não será o último contrato, é um momento especial. Eu quero terminar a carreira aqui e este é o meu penúltimo contrato", frisou o português, que ficará a ganhar cerca de 20 milhões de euros anuais, segundo a imprensa espanhola.

Não é a primeira vez que Ronaldo fala sobre a longevidade na carreira. Mas... será CR7 capaz de continuar a marcar assim tantos golos no futuro? Passará a ser cada vez mais um homem de área? "Não sei se será apenas um 9, pois tem características diferentes de um 9. No entanto, vai tornar-se um jogador mais central. Mas tenho a certeza de que vai continuar a marcar muitos golos", defende Hugo Sánchez. O mexicano também se mostra satisfeito com a renovação: "É muito bom para o Real e para Cristiano. É um compromisso importante de parte a parte. Cristiano nunca escondeu que gosta de estar no clube. Ficar mais cinco anos mostra que quer continuar a ganhar tudo."

E nem o facto de atualmente Ronaldo passar pela sua pior fase goleadora ao serviço do Real (ver quadro) afasta o otimismo de Hugo Sánchez. "Os defesas já o conhecem melhor e à sua forma de jogar. Está a ser alvo de marcações muito fortes e isso nota-se em quase todos os jogos. No entanto, ele não está ao seu nível porque só regressou de lesão há pouco tempo. Logo vai começar a marcar mais golos", refere.

Se Hugo Sánchez acredita no regresso rápido de Cristiano Ronaldo aos golos, o avançado de 31 anos também não se mostra preocupado. "Estou a viver o melhor momento da minha vida. Ganhar a Liga dos Campeões, o Europeu por Portugal e renovar contrato com o Real Madrid... é um ano de sonho. É um momento tão especial que isso de não marcar golos não interessa. Sei que em duas, três semanas, um mês, vou dar a cara como sempre", afirmou o goleador.

Cristiano também não está "obcecado" com a possibilidade de vencer o quarto troféu de melhor do mundo, em janeiro: "Não penso nisso, nem em outros recordes. Quero é ganhar títulos e fazer golos. Quando cheguei ao Real Madrid nunca imaginei bater o recorde de golos de Raúl e isso aconteceu."

Mas se CR7 prefere não abordar o título de Melhor do Mundo, Sánchez não tem dúvidas. "Merece o prémio, pois venceu a Champions e o Europeu por Portugal."

Um antes e depois de CR7

Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, também revelou o seu orgulho por mais uma renovação da estrela da equipa merengue. O dirigente diz mesmo que o clube será diferente depois do fim da ligação do internacional português à formação madrilena.

"Em 114 anos, fomos criando uma identidade reconhecida nos quatro cantos do mundo, identidade ligada a gigantes como Di Stéfano e Gento. Hoje, Bernabéu ficaria orgulhoso de contar com o melhor herdeiro desta dinastia. Ronaldo é o grande sucessor. O Real Madrid ficará marcado para sempre e haverá um antes e um depois de Cristiano Ronaldo", salientou.

Exclusivos