Deschamps deixa Valbuena de fora devido a "problemas psicológicos"

Vítima de chantagem com um vídeo de cariz sexual, Valbuena ficou de fora dos convocados da seleção francesa

O futebolista internacional francês Mathieu Valbuena, vítima de chantagem com um vídeo de cariz sexual e que levou à acusação formal de Karim Benzema, não foi convocado para a seleção, devido a problemas psicológicos.

De acordo com o selecionador francês, Didier Deschamps, Valbuena fica fora da convocatória "por não estar nas melhores condições psicológicas", bem como Benzema, mas este por se encontrar lesionado.

"Tomei a decisão de o deixar repousar", disse hoje Deschamps em relação a Valbuena, que não estará assim nos convocados para os jogos particulares com a Alemanha, a 13 de novembro, e com a Inglaterra, a 17.

Na polémica entre Valbuena e Benzema está uma investigação em torno de uma chantagem de que o primeiro foi alvo e que já levou a várias detenções e hoje a uma acusação formal ao avançado do Real Madrid.

Benzema foi formalmente acusado de cumplicidade na tentativa de chantagem ao seu compatriota Mathieu Valbuena, com o qual está proibido de contactar, segundo informações avançadas pela Procuradoria de Versalhes.

O jogador, de 27 anos, é acusado de "cumplicidade na tentativa de chantagem" e conspiração em ato criminal, o que é punível com um mínimo de cinco anos de prisão, e tem como medida de coação a proibição de contatar Valbuena.

Hoje, aos ser ouvido, Benzema admitiu estar envolvido na tentativa de chantagem ao médio do Lyon, com um vídeo de cariz sexual, segundo indicou à agência AFP uma fonte ligada ao processo.

"Karim Benzema admitiu ter falado com Valbuena a pedido de um amigo de infância, que foi abordado por três chantagistas que estavam na posse de um vídeo de sexo", revelou a mesma fonte.

O avançado, detido na quarta-feira para interrogatório, foi ouvido por um juiz de instrução.

O veterano futebolista francês Djibril Cissé, de 34 anos, também chegou a ser detido pelas autoridades no âmbito do mesmo processo, mas acabou libertado, a 13 de outubro.

Outras três pessoas foram também detidas por suspeita de terem chantageado Valbuena com um vídeo de cariz de sexual que envolve o jogador do Lyon.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Falta (transparência) de financiamento na ciência

No início de 2018 foi apresentado em Portugal um relatório da OCDE sobre Ensino Superior e a Ciência. No diagnóstico feito à situação portuguesa conclui-se que é imperativa a necessidade de reformar e reorganizar a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de aumentar a sua capacidade de gestão estratégica e de afastar o risco de captura de financiamento por áreas ou grupos. Quase um ano depois, relativamente a estas medidas que se impunham, o governo nada fez.

Premium

Opinião

Angola, o renascimento de uma nação

A guerra do Kosovo foi das raras seguras para os jornalistas. Os do poder, os kosovares sérvios, não queriam acirrar ainda mais a má vontade insana que a outra Europa e a América tinham contra eles, e os rebeldes, os kosovares muçulmanos, viam nas notícias internacionais o seu abono de família. Um dia, 1998, 1999, não sei ao certo, eu e o fotógrafo Luís Vasconcelos íamos de carro por um vale ladeado, à direita, por colinas - de Mitrovica para Pec, perto da fronteira com o Montenegro. E foi então que vi a esteira de sucessivos fumos, adiantados a nós, numa estrada paralela que parecia haver nas colinas.