08 outubro 2017 às 19h49

Sporting vence campeão Benfica no primeiro dérbi em 23 anos

Leões sairam vencedores do primeiro dérbi disputado com o rival em voleibol nos últimos 23 anos, ao triunfar por 3-1 no jogo da primeira jornada do campeonato nacional, no Pavilhão João Rocha

Lusa

Neste ano de regresso à modalidade, após a sua extinção em 1995, o Sporting, comandado pelo treinador Hugo Silva, mostrou credenciais de peso para discutir o domínio de Benfica, Sporting de Espinho e Fonte Bastardo. Perante 1.489 espetadores, os leões impuseram-se com os parciais de 25-23, 17-25, 30-28 e 25-18.

Nervos na estreia oficial foi coisa que não houve na equipa 'leonina', ao apresentar-se muito equilibrada sob a batuta em campo de Miguel Maia e a eficácia de jogadores como Robinho ou Dennis Diaz. Com o controlo do primeiro set, o Sporting nunca permitiu a ultrapassagem do rival no marcador, que exibia dificuldades no seu bloco, e ganhou o parcial por 25-23.

Ferido no seu orgulho, o campeão nacional - que esta época perdeu já a Supertaça para o Sporting de Espinho - regressou com uma atitude mais forte no segundo set. A formação comandada por José Jardim entrou mais agressiva, construiu rapidamente uma vantagem confortável e conseguiu até aumentá-la, com Zélão e Hugo Gaspar a brilharem.

Adivinhava-se um terceiro parcial decisivo e as expectativas confirmaram-se, com a decisão a pender para os anfitriões. O equilíbrio foi a nota dominante, passando depois por um ligeiro ascendente do Benfica até se consumar a reviravolta leonina pela primeira vez com o marcador a 25-24, sendo preciso esperar até aos 30-28 para se declarar um vencedor.

O moral alcançado com o triunfo no set anterior pesou sobremaneira na história do que viria a ser o derradeiro parcial. O Benfica não se reencontrou com o seu jogo e foi incapaz de travar o ascendente leonino. Foi também neste período que o jogo esteve interrompido largos minutos por lesão do benfiquista Ary Neto, que saiu de maca do campo.

Com grande maturidade, o Sporting fez-se valer da experiência dos seus jogadores e dominou graças a uma maior eficácia no serviço e na rede. Não foi, pois, surpresa que os leões concluíssem o triunfo sobre o rival com o resultado de 25-18 neste quarto set, com um tiro de Ivan Marquez, mais conhecido por La Bomba.

Assim, 22 anos depois, o Sporting regressou à competição com uma vitória. Curiosamente, na última época em que os dois rivais mediram forças, em 1993/94, o Sporting saiu vencedor nos três jogos em que se encontraram. Para o Benfica, dificilmente poderia haver pior arranque de temporada, com dois desaires em outros tantos jogos oficiais.

Jogo no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Sporting - Benfica, 3-1.

Parciais: 25-23, 17-25, 30-28 e 25-18.

Sob arbitragem de Ricardo Ferreira e Luís Meireles, as equipas alinharam:

- Sporting: Robinho, Kibinho, Dennis Diaz, Miguel Maia, João Simões, Luke Smith e Hugo Ribeiro (líbero). Jogaram ainda João Fidalgo, Ivan Marquez, Lourenço Martins e José Monteiro.

Treinador: Hugo Silva.

- Benfica: Raphael Margarido, André Lopes, Hugo Gaspar, Miroslav Gradinarov, Marc Honoré, Zélão e Ivo Casas (líbero). Jogaram ainda Ary Neto, Tiago Violas e Filip Cveticanin.

Treinador: José Jardim.

Assistência: 1.489 espetadores.