10 novembro 2016 às 00h11

Brasil já coroou seis campeões

Nico Rosberg pode ser o próximo a conquistar o título mundial no circuito de Interlagos. Basta-lhe vencer no domingo

João Ruela

Fernando Alonso, Kimi Raïkkönen, Lewis Hamilton e Jenson Button partilham as melhores recordações do circuito de Interlagos: foi no Brasil que celebraram, pela primeira vez, o título mundial de Fórmula 1. Agora, há mais um candidato a integrar esta lista: Nico Rosberg, que está a apenas uma vitória de quebrar o domínio de Lewis Hamilton e celebrar o seu primeiro título da carreira.

O facto de o GP do Brasil se disputar na reta final dos Mundiais de F1 justifica que já tenha coroado tantos campeões nos últimos anos. Além das quatro estreias na galeria de campeões já referidas, Alonso celebrou a sua dobradinha em 2006 e Vettel festejou o tri em 2012. Ou seja, no total o Brasil coroou seis campeões de F1.

"Conheço a história do Brasil e dos pilotos que por aqui passaram. Gosto bastante de ver corridas antigas. Ainda na semana passada assisti aos melhores momentos de Senna e Prost aqui. É um circuito lendário, mas isso não vai influenciar. Mas é verdade que é mais especial ganhar em sítios onde a história já foi feita, por isso espero ganhar a terceira corrida seguida aqui", disse Rosberg.

Curiosamente, em 2008, Lewis Hamilton terminou o GP do Brasil no 5.º lugar e conseguiu celebrar o título, com um ponto de vantagem sobre Felipe Massa... vencedor da corrida em Interlagos. A forte chuva levou a que Hamilton não corresse muitos riscos e se tivesse limitado a assegurar, durante toda a corrida, que tinha margem suficiente para bater Massa.

[artigo:5471999]

A duas corridas do final do Mundial de 2016 de F1, Rosberg dispensa calculadora: vencer o GP brasileiro garante o título. Lewis Hamilton fez tudo o que podia para travar a festa do seu colega e rival da Mercedes, ao vencer os GP dos EUA e do México, mas o facto de Rosberg ter assegurado o 2.º lugar nas duas últimas corridas minimizou a recuperação do atual campeão.

"Estou animado por poder lutar pelo título até ao final. Perdi as duas últimas corridas, mas estou num bom momento. Não me dou ao trabalho de pensar na matemática, isso pode atrapalhar. Prefiro concentrar-me naquilo que posso fazer", reagiu o piloto alemão.

Com 19 pontos de vantagem sobre Hamilton na geral, Rosberg sabe que até pode festejar o título sem vencer o GP do Brasil. O 2.º lugar basta desde que Hamilton falhe o pódio. O 3.º lugar também serve, mas para isso Hamilton não poderia ir além do 6.º lugar, posição com a qual está pouco familiarizado.

A matemática permite que Nico Rosberg possa ser campeão desde que termine entre os seis primeiros classificados. Mas, se for 4.º, Hamilton não pode ficar entre os sete primeiros. Se for 5.º, o alemão precisa de que o inglês não vá além do 9.º lugar. Por fim, na última possibilidade, Hamilton não poderia ultrapassar o 10.º lugar.

[artigo:5469311]

Na época passada, Rosberg venceu o GP do Brasil, tendo repetido o triunfo de 2014. No entanto, o germânico chegou à vitória numa altura em que Hamilton já tinha o título assegurado. O britânico nunca venceu no Brasil, mas nunca o precisou de fazer nos três títulos mundiais que conquistou.

Aos 31 anos, o germânico pode tornar-se o primeiro filho de um antigo campeão de Fórmula 1 (Keke Rosberg venceu em 1982) a repetir o feito do pai, algo que o motiva para a reta final. "Ele foi campeão apenas com uma vitória. Ele dá-me conselhos. Ainda no México me ajudou", revelou.