Borussia Dortmund vence e aproxima-se do segundo lugar

O Borussia Dortmund recebeu e venceu este domingo o Estugarda, por 3-0, e colocou-se a apenas um ponto do segundo lugar, na 29.ª jornada da liga alemã.

A equipa de Dortmund aproveitou da melhor forma o surpreendente desaire do Schalke 04 no campo do Hamburgo (3-2), que era então último e passou a 17.º, e ficou mais perto do segundo posto, numa ronda em que o Bayern Munique confirmou o seu sexto título consecutivo.

Sem Raphael Guerreiro, lesionado, o Borussia Dortmund chegou ao triunfo com golos do norte-americano Pulisic, aos 38 minutos, do belga Batshuayi, aos 48, e de Philipp, aos 59.

Além de colocar pressão sobre o Schalke 04, o Borussia ficou provisoriamente com cinco pontos de vantagem sobre o Leipzig, quarto, que defronta na segunda-feira o Bayer Leverkusen, quinto.

O Estugarda, que continua sem contar com Carlos Mané, a recuperar de lesão grave, caiu para o nono lugar.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O populismo identitário

O tema da coincidência entre Nação-Estado foi intencionalmente considerado um princípio da organização mundial quando o presidente Wilson conseguiu a sua inclusão no estatuto da Sociedade das Nações (SdN), no fim da guerra de 1914-1918, organismo em que depois os EUA decidiram não entrar. Acontece que nação é um termo que, exprimindo de regra, em primeiro lugar, uma definição cultural (costumes, tradições, valores), tem vocação para possuir um território e uma soberania, mas o princípio da SdN não impediu a existência, hoje extinta, da unidade checoslovaca, nem que, atualmente, o Brexit advirta que um eventual problema futuro para o Reino Unido está no facto de não ser um Estado-Nação, e identidades políticas, provavelmente duas ou mais nações, suas componentes, são europeístas.

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.