Benfica quer tirar título ao Sporting na secretaria

Águias confirmam que vão pedir à Federação Portuguesa de Futebol a impugnação do título de futsal conquistado pelo Sporting na época passada

O Benfica reclamou junto da Federação Portuguesa de Futebol a impugnação do campeonato de futsal 2015/2016, conquistado pelo Sporting, que bateu as águias no "play-off".

Em causa, avança o jornal A Bola, está o acórdão do Tribunal Arbitral do Desporto que deu provimento parcial ao recurso apresentado pelo Benfica na sequência da decisão da secção não profissional do Conselho de Disciplina da Federação, que no final de abril puniu os encarnados com pena de derrota no jogo com o Belenenses (9.ª jornada da fase regular) por transmissão diferida não autorizada da partida na BTV.

"O recurso à derrota-sanção para punir transmissões não autorizadas de um jogo na íntegra e em diferido não tem uma natureza necessária e adequada e apresenta-se como excessivo relativamente aos objetivos da entidade que aprovou o regulamento. [...] Não se afigura necessário o recurso à derrota-sanção, motivo pelo qual a sua previsão na alínea c) do n.º 1 do art.º 80.º do Regulamento Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol é excessiva", pode ler-se.

Agora, o Benfica reclama que esta decisão desvirtuou a competição, ainda que, mesmo que tivesse obtido a vitória contra o Belenenses, as águias não sairiam do 2.º lugar da fase regular.

Porém, o resultado teve interferência na classificação do Belenenses e provocou alterações na calendarização do "play-off" - o Belenenses mediu forças com o Sporting nos "quartos", quando poderia ter sido o Leões de Porto Salvo o adversário.

FPF e Sporting ainda não se pronunciaram publicamente sobre o caso, mas fonte oficial do Benfica confirmou, à agência Lusa, "que está a ser analisada a impugnação do campeonato".

Notícia atualizada às 13.12, incluída reação.

Exclusivos