Peru deixa Mundial com vitória e leva Austrália consigo

Sul-americanos voltaram a marcar um golo em Mundiais 36 anos depois.

Miguel Henriques
© REUTERS/Max Rossi

O Peru venceu, esta terça-feira, a Austrália por 2-0, em encontro da última jornada do Grupo C. Carrillo (18') e Guerrero (50') marcaram para os peruanos.

La Rojiblanca entrou nesta partida já eliminada e, portanto, sem nada a perder. A Austrália, ainda com hipóteses de apuramento, tinha tudo a ganhar em caso de vitória. Venceu a descontração e o futebol positivo dos peruanos, que contaram com uma claque ruidosa do início ao fim do jogo.

A Austrália entrou com a vontade de quem sabia que tinha de assumir o jogo, e isso foi personificado no capitão Jedinak com o primeiro remate do jogo a sair por cima. A bola circulava do lado dos Socceroos à procura dos espaços necessários para criar perigo. Mas a lógica é coisa que por vezes não existe no futebol. Se uns tentam, há outros que o conseguem. Contra a corrente do jogo, o Peru chegou ao golo aos 18'. O experiente avançado Guerrero viu Carrillo do lado contrário da área, cruzou, e La culebra disparou de primeira de pé direito para um grande golo. Carrillo celebrou com lágrimas aquele que foi o primeiro tento do Peru neste Mundial 2018 e logo na sua 50.ª internacionalização.

A desvantagem não desmoralizou os australianos que assustaram por Rogic e Mathew Leckie, mas sem resultados práticos.

Após o intervalo, tudo se complicou quando o capitão Guerrero, que esteve em risco de não jogar este Mundial devido a uma suspensão por doping, fez o 2-0 à meia volta (50').

Do banco, Bert van Marwijk decidiu que era tempo de mudar algo se ainda queria ir a tempo de mudar o rumo dos acontecimentos. De lá veio a experiência de Cahill, que entrou para oficializar o seu quarto Mundial, e a juventude de Arazani. Ambos agitaram o jogo, mas não conseguiram que Gallese se baixasse para ir buscar a bola ao fundo das redes.

O apito final levou à alegria dos peruanos que festejaram uma vitória num Mundial 40 anos depois, e à tristeza dos australianos que fazem as malas de regresso a casa.

Jogos e resultados do dia:

Austrália - Peru (0-2, resultado final)

Dinamarca - França (0-0, resultado final)

Islândia - Croácia (19.00)

Nigéria - Argentina (19.00)

[HTML:html|graficomundial.html|500|700]