Primeiro 'duelo português' entre Évora e Pichardo vai ser em Madrid

O primeiro confronto entre Nelson Évora e Pedro Pablo Pichardo, após este se ter naturalizado português, vai acontecer a 8 de fevereiro no 'meeeting' de atletismo de pista coberta de Madrid, cuja lista de inscritos foi hoje anunciada.

DN/Lusa
Leão Nélson Évora vai defrontar benfiquista Pichardo© Ivo Pereira/Global Imagens

Os dois portugueses são os nomes mais fortes do concurso de triplo salto, antecipando-se assim o primeiro embate do ano entre os saltadores do Sporting e Benfica, que só deveria acontecer nos Campeonatos de Portugal, no fim de semana seguinte, ou mesmo no Nacional de Clubes, marcado para o outro.

Évora e Pichardo defrontam-se pela oitava vez, sendo que nas sete anteriores ganhou o saltador que então competia com a camisola de Cuba, o país onde nasceu.

Pichardo é quem tem a melhor marca pessoal entre os inscritos para Madrid, com 18,08 metros, o que o coloca como o quarto mundial de todos os tempos. Évora tem 17,74, marca que lhe valeu ser campeão mundial em 2007, um ano antes de ser campeão olímpico.

Outro ex-cubano em prova será Alexis Copello, agora do Azerbeijão (17,68). De Cuba, virão Andy Diaz (17,40) e Cristian Napoles (17,27)

Completam o quadro o espanhol Pablo Torrijos (17,04) o sul-africano Godfrey Mokoena (17,35) e mais quatro atletas com marcas menos boas.

Em Madrid, estará outro português, Emanuel Rolim, nos 1.500 metros, enquanto que a grande figura do 'meeting' é a russa Maria Lasitskene, que esta época já saltou 2,04 em altura.