Portugueses alcançam cinco finais nos Europeus

A seleção nacional só falhou duas finais durante o primeiro dia de provas. Fernando Pimenta tenta hoje terceiro título europeu

Carlos Nogueira
© Fábio Poço / Global Imagens

Os portugueses brilharam no primeiro dia dos Campeonatos da Europa de canoagem, que se realizam em Belgrado, na Sérvia, pois alcançaram cinco finais em sete possíveis nas diversas provas em que participaram.

Fernando Pimenta foi um dos cabeças de cartaz da seleção nacional, pois começou por garantir diretamente a final do K1 1000 metros logo na primeira eliminatória, por ter sido o mais rápido em prova. Duas horas depois, o canoísta do Benfica voltou a assegurar a única vaga direta para a final nas eliminatórias de K1 500 metros, pois voltou a fazer o melhor tempo. Este sábado de manhã, a partir das 9.16 horas, Pimenta vai tentar chegar ao terceiro título europeu consecutivo em K1 1000 metros, enquanto domingo (10.21 horas) será a vez de tentar também o ouro nos 500 metros.

No setor feminino, as canoístas Teresa Portela e Joana Vasconcelos ficaram em terceiro lugar na eliminatória de K2 500 metros e garantiram a final da prova, este sábado, onde vão vão tentar chegar às medalhas.

A embarcação portuguesa de K4 500 metros, composta por João Ribeiro, Messias Baptista, Emanuel Silva e David Varela, também vai lutar pelo pódio, pois apesar de ter falhado o acesso direto nas eliminatórias, conseguiu nas meias-finais a qualificação para a final de domingo. Na categoria C2 1000 metros, os canoístas Bruno Afonso e Marco Apura também se apuraram para a final também através das meias-finais.

Menos sorte teve o K4 500 metros de Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Francisca Laia e Márcia Aldeias, que não conseguiram melhor que o quarto lugar na meia-final que disputaram, tendo sido eliminadas porque cortaram a meta com apenas mais 0,480 segundos que a embarcação da Sérvia, que acabou por ser a última apurada da série.

Já Hélder Silva não foi além do sexto lugar na meia-final de C1 500 metros, tendo por isso ficado desde logo fora da luta pelas medalhas.