Maria Sharapova cai na primeira ronda em Indian Wells

Tenista russa eliminada pela jovem japonesa Naomi Osaka

Rui Frias
Sharapova é a atual 41.ª do ranking mundial©  Jayne Kamin-Oncea-USA TODAY Sports

Maria Sharapova entrou da pior forma no torneio de Indian Wells, nos EUA, e foi derrotada logo na primeira eliminatória, em dois sets (6-4, 6-4), pela japonesa Naomi Osaka, uma das jovens tenistas em ascensão no circuito WTA.

A russa continua sem encontrar o seu melhor ténis, quase um ano depois de ter voltado a jogar, após cumprir 15 meses de suspensão por doping. Atualmente 41.ª do ranking, Sharapova, de 30 anos, venceu apenas um torneio desde o seu regresso aos courts (em Tianjin, na China, em outubro passado) e este ano ainda não chegou a qualquer final.

"Queria ter-me dado bem aqui, não só porque já ganhei este torneio um par de vezes mas porque essa é a mentalidade que eu tenho como ex-campeã, como alguém que é uma competidora e quer dar-se bem nos eventos em que entra", lamentou Sharapova, deixando elogios à adversária. "Ela tem jogado muito, muito bem. É rápida, agressiva, bate bolas profundas e tem um grande serviço."

Este torneio de Indian Wells assinala também o regresso de Serena Williams à ação em competições de singulares, seis meses depois de ter sido mãe e de ter superado uma embolia pulmonar sofrida durante o parto, e mais de um ano depois de ter jogado pela última vez, na final do Open da Austrália de 2017. A norte-americana vai defrontar esta quinta-feira Zarina Diyas, do Cazaquistão.