Coreias encontram-se para discutir colaboração desportiva

Entre os vários assuntos a abordar está a possibilidade de as duas nações desfilarem unidas na cerimónia de abertura dos Jogos da Ásia, que se celebram em agosto na Indonésia

Rui Salvador
Na cerimónia de abertura da última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizaram em fevereiro deste ano em PyeongChang, as duas Coreias desfilaram juntas com os atletas vestidos de branco e ostentando uma bandeira que representa a unificação dos dois países© EPA/DANIEL KOPATSCH

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul iniciaram esta segunda-feira uma reunião na fronteira para discutirem colaborações no âmbito desportivo, num período em que se assiste a um atenuar do conflito entre ambos os países.

Entre os assuntos a abordar, está a possibilidade de as duas nações desfilarem unidas na cerimónia de abertura dos Jogos da Ásia, que se celebram em agosto, em Jacarta e Palembang, na Indonésia, e apresentarem uma equipa conjunta para a competição.

Os dois países, ainda em guerra declarada, já haviam desfilado juntos, nos Jogos Olímpicos de Inverno, que se disputaram em fevereiro em PyeongChang, um evento que melhorou as relações entre o regime norte-coreano, o sul-coreano e o norte-americano.

"Tal como vimos nos Jogos de PyeongChang, o desporto deu-nos a oportunidade de impulsionar a melhoria dos laços inter-coreanos", assinalou ante do encontró Jeon Choong-ryul, secretario-geral do Comité Olímpico sul-coreano.

O encontro iniciou-se às 10:00 locais (01:00 em Lisboa), na Zona de Segurança Conjunta, com a Coreia do Norte representada pelo seu vice-ministro dos Desportos, Won Kil-u.