"A melhor volta que nunca viu" de Ayrton Senna agora já tem vídeo

McLaren recriou em vídeo um dos momentos mais memoráveis da carreira do piloto brasileiro: a volta de classificação para o Grande Prémio do Mónaco 1988

Ana Bela Ferreira
Aryton Senna na imagem em 1993, quando ganhou pela sexta vez o GP do Mónaco© Stringer/Reuters

"Foi uma volta "Sennasional" para Senna. Nunca vi nada assim." A voz do lendário narrador da Fórmula 1 Murray Walker descreve agora em vídeo a histórica volta do piloto brasileiro Ayrton Senna, que lhe deu a pole position para o Grande Prémio do Mónaco em 1988.

O momento em que o piloto da McLaren ficou em primeiro lugar, ultrapassando em um segundo e meio, o seu colega de equipa Alain Prost não foi registado em vídeo. No mês em que se assinala o aniversário dessa prova, a marca decidiu colmatar essa falha e recriar o momento. Para tal, recorreu aos dados das classificação da época e a tecnologia de videojogos fez o resto. O vídeo tem a aparência dos anos 1980 e foi batizado de "A melhor volta que nunca viu".

O piloto brasileiro tinha então 28 anos e não ganhou essa corrida. Bateu a 12 voltas do fim, quando estava à frente. Contou na época que o melhor de ter tido o acidente naquele local foi estar perto de casa, para onde seguiu de imediato e onde passou um dia sem contactar a equipa, conta o site da McLaren.

Nos anos seguintes, Ayrton Senna venceria todos os GP do Mónaco, até 1993. As seis vitórias do piloto são o record ainda até hoje, que lhe valeram o cognome de "Rei do Mónaco". O piloto morreu a 1 de maio de 1994, no Grande Prémio de San Marino.