09 outubro 2015 às 00h00

Campeões pelo Boavista em 2001 com queda para o banco

Dez dos jogadores que escreveram a mais bonita página da história dos axadrezados seguiram a carreira de técnicos. Petit, Gouveia e Rui Bento treinam clubes da I Liga.

André Cruz Martins

Filipe Gouveia, treinador que na semana passada sucedeu a José Viterbo na Académica, é um dos dez jogadores campeões nacionais pelo Boavista em 2000/01 que seguiram a carreira de treinador. Começou nos juniores dos axadrezados, em 2010/11, subindo depois aos seniores. Posteriormente, passou pelo Salgueiros 08 e em 2014/ /2015 estreou-se em campeonatos profissionais na II Liga, ao serviço do Santa Clara, clube do qual se desvinculou na semana passada para se mudar para a Académica, onde tinha estado duas tem-poradas como adjunto de PedroEmanuel.

Um dos casos mais mediáticos desta fornada de jogadores campeões no Bessa que se tornaram treinadores é Petit, que orienta o clube da Pantera desde outubro de 2012 - primeiro como treinador--jogador na então denominada II Divisão e depois, em exclusivo no banco, no Campeonato Nacional de Seniores (CNS) e desde a temporada transata na I Liga. Curiosamente, desde esta época, Petit está acompanhado na equipa técnica do Boavista por Jorge Couto, outro dos heróis campeões de 2000/01.

Leia mais na edição impressa e no epaper do DN.