Uma festa "Incrível" com tons de despedida
Hulk assina os dois golos da vitória do FC Porto sobre o Sporting, que diz adeus à Liga dos Campeões. Benfica faz apenas um golo contra a União de Leiria e vê lenços brancos na Luz.
O Sporting de Braga conseguiu, pela sua vez no seu historial, garantir o apuramento para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Para isso muito contribuiu o bicampeão nacional FC Porto, que não permitiu que os leões estragassem a festa no Dragão, ainda que a vitória, por 2-0, tenha sido sofrida. Na Luz, outra surpresa: o Benfica só conseguiu fazer um golo frente à União de Leiria e despediu-se com assobios e lenços brancos dos adeptos.
Começemos pelo Dragão, onde os jogadores do FC Porto receberam as medalhas alusivas à conquista do título ainda antes do início da partida, tendo inclusive erguido a Taça perante os adeptos. A exibição, no entanto, esteve longe de ser a melhor e os dragões só conseguiram chegar ao golo quando Sporting ficou reduzido a nove unidades. Onyewu e Polga foram expulsos e Hulk aproveitou para desatar o nó aos 82 minutos, de penálti, tendo carimbado a vitória portista já em cima do minuto 90.
O Sporting de Braga fez a sua parte na Pedreira, mas também teve uma preciosa ajuda do guarda-redes do Beira-Mar, Rui Rego, que deu um "frango" em resposta ao remate do meio da rua de Custódio.Os arsenalistas garantem o terceiro lugar antes da visita a Alvalade, num jogo que só servirá para cumprir calendário.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
No estádio da Luz, o Benfica derrotou a União de Leiria. A surpresa é que não só não goleou como fez uma fraca exibição, que os adeptos fizeram questão de brindar com assobios e lenços brancos no final da partida. Bruno César, de livre direto, aos 22 minutos, fez o único golo de uma partida onde os leirienses caíram de pé, apesar de todas as dificuldades por de mais conhecidas. Estão, no entanto, oficialmente garantidos no último lugar da Liga, tendo agora a liguilha como única salvação.
Destaque, ainda, para a Académica, que 16 jogos depois voltou a vencer e a fazer sorrir a Briosa. O triunfo frente ao Vitória de Setúbal, por 1-0, permitiu aos "estudantes" deixarem o último lugar da Liga, graças à vitória do Vitória de Guimarães, por 1-3, frente ao Feirense. Académica e Feirense são as únicas equipas que ainda não estão "salvas" na tabela. Nota, ainda, para o Marítimo, que empatou a zero com o Olhanense e garantiu o quinto lugar, enquanto empate a dois golos entre Paços de Ferreira e Rio Ave garantiu a manutenção às duas equipas-
- Termina o jogo no Dragão! Hulk assinou uma vitória contra um Sporting reduzido a nove unidades, carimbando o "adeus" dos leões à Liga dos Campeões.
- Termina o jogo em Braga! O golo de Custódio garante o apuramento para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
90+2' Fernando é expulso! O brasileiro viu o segundo cartão amarelo e foi para a rua... a festejar! Fernando começou a dançar enquanto saía do relvado e lançou a festa nas bancadas. Só Vítor Pereira não gostou...
- Termina o jogo na Luz! O Benfica vence a União de Leiria por "apenas" 1-0.
89' GOLO DO FC PORTO!HULK! O "Incrível" deu finalmente cor à vitória do FC Porto, ao arrancar disparado do meio campo, ficou isolado, sentou Rui Patrício e atirou para o fundo das redes. É a festa portista nas bancadas!
88' Perdida de Hulk! Sozinho e com possibilidade de assistir um companheiro, Hulk atirou para Rui Patrício encaixar.
85' Que perdida de Janko! Servido por Hulk e completamente sozinho, o austríaco volta a falhar na cara de Rui Patrício. Ainda não é desta que convence.
84' Está tudo mais do que decidido no Dragão, faltando apenas saber se os dragões conseguirão oferecer o segundo golos aos seus adeptos.
82' GOLO DO FC PORTO! HULK! A festa explode finalmente no Dragão, com um golo em tons de despedida para o Incrível.
80' Penálti para o FC Porto! E Anderson Polga é expulso! James Rodríguez preparava-se para atirar para golo, já com Rui Patrício batido, e só restou a Polga "varrer" o colombiano. E lá vai Hulk...
79' Substituição no Sporting. Saiu Schaars e entrou Diego Rubio.
78' Janko, em zona de finalização após cruzamento de Danilo, atira para junto da bandeirola de canto.
76' Se o FC Porto não bater o recorde de passes errados esta época neste jogo, certamente andará lá perto. Nada sai bem ao futebol portista e ninguém parece capaz de desfazer o nulo.
74' Muita bola para o FC Porto, nenhum perigo para Rui Patrício. O Sporting vai acreditando na vitória, mas já só consegue aproximar-se de Helton em contra ataque.
71' Substituição no Sporting. Saiu Matías e entrou André Martins.
70' Hulk, isolado na grande área, esperou, esperou e esperou até ser desarmado por Polga.
- O Sporting de Braga continua a vencer o Beira-Mar, por 1-0, resultado que deixa o Sporting fora da Liga dos Campeões. Na Luz, o Benfica não consegue ampliar a vantagem frente à União de Leiria.
68' Pontapé livre de Hulk, a passar ao lado do alvo.
66' Onyewu vai para a rua! O central leonino derrubou Hulk quando este seguia isolado para a baliza e viu, com naturalidade, o segundo cartão amarelo. Oporunidade para o FC Porto pressionar e chegar ao golo.
64' Substituição no FC Porto. Saiu Lucho e entrou Defour.
61' Jeffrén falha! Cruzamento perigoso de Pereirinha, que Jeffrén desviou por cima da baliza, ao segundo poste.
60' Substituição no Sporting. Saiu Carrillo e entrou Jeffrén.
58' Hulk, muito apagado naquele que será, provavelmente, o último jogo no Dragão, atirou para defesa de Rui Patrício.
58' Substituição no FC Porto. Saiu Sapunaru e entrou Danilo
57' Substituição no FC Porto. Saiu Varela e entrou Marc Janko.
- GOLO DO SP. BRAGA! 1-0! Custódio, com um remate muito forte a 25 metros da baliza, viu Rui Rego dar um frango monumental na Pedreira. Este resultado deixa o Sporting fora da Liga dos Campeões.
53' Rui Patrício defende! Numa rara combinação ofensiva do FC Porto bem sucedida, Varela ficou na cara do golo, mas não conseguiu ultrapassar o guardião leonino.
50' Bola no ferro da baliza do FC Porto! Grande remate de primeira de Anderson Polga, a 25 metros da baliza, que acertou em cheio no poste direito da baliza à guarda de Helton, que nada podia fazer para defender.
49' O intervalo não trouxe melhorias ao FC Porto. O Sporting, por sua vez, está mais ofensivo e à procura do golo.
46' RECOMEÇAM AS PARTIDAS. Não há alterações no estádio do Dragão.
45' Intervalo no Dragão. A festa que é feita nas bancadas disfarça um pouco a exibição pobre de FC Porto e Sporting durante a primeira parte. Poucas ocasiões de golo, muitas perdas de bola e alguma displicência na abordagem aos lances marcaram a primeira parte.
41' A defesa do Sporting abre muito espaço para os jogadores do FC Porto atacarem, mas os dragões estão, de forma algo incompreensível, a errar a esmagora maioria das jogadas e a falhar por diversas vezes o último passe.
36' O FC Porto limita o seu futebol a passes para as costas da defesa do Sporting, sempre à procura da diagonal de Hulk, mas não consegue completar este tipo de jogada. O Sporting não está, também, a conseguir aproveitar o festival de passes errados dos dragões.
34' Os adeptos do FC Porto vão perdendo a euforia nas bancadas. O futebol apresentado no relvado não está a ajudar à festa.
28' O FC Porto deixou de criar perigo para a baliza de Rui Patrício e os minutos vão passando sem que os jogadores correspondam ao espetáculo que é feito nas bancadas.
24' Ânimos serenos no Dragão. A festa vai sendo feita nas bancadas. Faltam golos a este espetáculo e, há momentos, Helton negou o primeiro a Carrillo.
- GOLO DO BENFICA! 1-0! Bruno César, na conversão de um pontapé livre, faz o primeiro golo frente à União de Leiria. Não está a ser tão fácil como se esperava para os encarnados, até porque a U. Leiria já esteve perto do golo.
17' Partida aberta no estádio do Dragão, que poderá resultar em golos para qualquer equipa. O FC Porto joga sem pressão, mas o Sporting não parece estar, também, a acusar a responsabilidade de ter que ganhar.
14' Carrillo está a ser o grande desiquilibrador na equipa do Sporting. O avançado peruano já protagonizou várias arrancadas perigosas, sendo que a última resultou num cartão amarelo para Sapunaru.
8' O FC Porto domina a partida no Dragão, ainda que o Sporting já tenha criado alguns lances perigoso em contra ataque.
- PONTAPÉ DE SAÍDA! As oito partidas da penúltima jornada da Liga já tiveram início. Atenções centradas no Dragão, com atualizações das incidências na Luz e em Braga sempre que se justificar.
- Os jogadores do FC Porto recebem as medalhas de campeões nacionais. Hulk e Helton, os capitães de equipa, já ergueram a Taça no estádio do Dragão.
- No estádio do Dragão, todo o ambiente é de festa. Falta saber se os jogadores conseguirão corresponder ao espetáculo criado pelos adeptos.
- Benfica joga para Cardozo na Luz. Jorge Jesus aposta em Artur; Maxi, Luisão, Garay, Luís Martins; Witsel; Yannick, Aimar, Bruno César; Saviola e Cardozo.
- Sporting muda equipa! Sá Pinto apresenta duas alterações de última hora. João Pereira e Izmailov saem da equipa e entram Carrillo e Bruno Pereirinha.
- Benfica com caras novas. Luís Martins e Yannick Djaló serão titulares na Luz.
- Equipa titular do Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Onyewu, Polga, Insúa; Elias, Schaars, Matías Fernández; Diego Capel, Izmailov e van Wolfswinkel.
- Equipa titular do FC Porto: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi, Alex Sandro; Fernando, Lucho, Moutinho; Varela, James e Hulk.
- O troféu de campeão nacional já está em exposição no relvado do Dragão.
- Jogadores do FC Porto "pintados" a rigor. Marc Janko publicou há momentos uma foto na sua página pessoal do Facebook onda mostra que os jogadores portistas, tal como já é "tradição", vão jogar com a cara e cabelos pintados no último jogo da época disputado em casa. Defour também já partilhou uma foto.
- Festa portista só no final do jogo. Independentemente do resultado do clássico, a equipa do FC Porto irá celebrar a conquista do título. Os dragões irão exibir os troféu aos adeptos, numa festa que será feita apenas dentro do estádio. Os adeptos esperam que seja diferente da época passado, onde o Paços de Ferreira "estragou" tudo com empate a três golos.
- A noite começa mal no Dragão. Alguns adeptos do Sporting, no topo de um autocarro, atiraram várias garrafas de cerveja para uma zona onde se encontravam adeptos do FC Porto. Não há incidentes a registar.
- Gaitán não joga. O médio argentino foi preterido da lista de convocados por Jorge Jesus para o jogo entre Benfica e União de Leiria. Gaitán junta-se aos ausentes Matic, Nolito e Javi Garcia, por castigo, e a Jardel e Miguel Vítor, lesionados. Oportunidade para os jovens Luís Martins, André Almeida e Rúben Pinto serem titulares, bem como Yannick Djaló ou Nélson Oliveira.
- Pedro Proença, da AF Lisboa, será o árbitro do clássico no estádio do Dragão, depois de já ter sido ele a dirigir o empate a zero entre Sporting e FC Porto, em Alvalade, no jogo da primeira volta. A última vez que esteve num jogo dos dragões foi na Luz (2-3 para o FC Porto), enquanto pelo Sporting foi na Marinha Grande, numa vitória leonina por 0-1.
O "clássico" entre FC Porto e Sporting conheceu uma semana de antevisão onde todas as atenções foram "desviadas" para a União de Leiria. No Dragão, os azuis e brancos vão cumprir calendário e tentar oferecer uma noite de festa à sua massa associativa, mas o Sporting precisará de ganhar se quiser manter a esperança de chegar ao pódio da Liga. Só que esta vitória poderia ser "inútil" caso a União de Leiria desistisse do campeonato, cenário que parece estar afastado.
Para já, a formação leiriense vai apresentar-se no estádio da Luz com 14 jogadores, praticamente divididos entre júniores e atletas emprestados pelo Benfica. No plano teórico, não se espera outro cenário que não uma goleada dos encarnados, até porque a equipa de Jorge Jesus ainda não confirmou matematicamente o segundo lugar. Serão mesmo, no entanto, onze contra onze...
E por falar em golos, este poderá ser o jogo ideal para Óscar Cardozo isolar-se na lista de melhores marcadores do campeonato. O paraguaio conta com 19 golos no campeonato, tantos quanto Lima, que terá uma missão de maior importância coletiva na Pedreira, onde o Sporting de Braga defrontará o Beira-Mar. Vencer será imperativo para a equipa de Leonardo Jardim, que até poderá garantir o terceiro lugar já este sábado, caso "ganhe" um ponto ao Sporting.
Mas há mais: qualquer outro resultado que não seja uma vitória da União de Leiria na Luz deixará, matematicamente, a formação leiriense no último lugar da Liga e "condenada" à disputa da liguilha, caso esta seja aprovada pela FPF. Em Coimbra também haverá pressão: a Académica defronta o tranquilo Vitória de Setúbal e terá que pontuar para sair da zona de despromoção.
Em Santa Maria da Feira, o Feirense até poderá garantir a manutenção, mas para isso terá que, em primeiro lugar, vencer um Vitória de Guimarães que tentará, também hoje, garantir o sexto lugar; depois, e isto na prespetiva do Feirense, faltará o Paços de Ferreira garantir a manutenção com um triunfo sobre o Rio Ave. E os vilacondenses ficarão na Liga caso Académica ou Feirense não ganhem, independentemente do resultado na Mata Real. Por fim, o Nacional da Madeira recebe o já tranquilo Gil Vicente de olhos postos no sexto lugar (o V. Guimarães não poderá ganhar para os insulares ainda lá poderem chegar), enquanto o Marítimo só precisa de empatar frente ao Olhanense para garantir a Liga Europa.