Rui Vitória quer continuidade à boa estreia do Vitória

O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, quer dar continuidade à boa entrada na I Liga de futebol e vencer em casa o Penafiel, sexta-feira, na segunda jornada.

"Gostei bastante. Nos vários momentos de jogo soubemos fazer tudo, senão na perfeição, muito bem. Fomos uma equipa muito personalizada. Para primeiro jogo, foi muito bom, mas não nos cega", afirmou sobre a vitória em Barcelos (3-1), diante do Gil Vicente, na ronda inaugural do campeonato.

Rui Vitória quer dar continuidade a esse triunfo, mas sabe que, dada a juventude que impera na equipa e o "nível de exigência", os "comportamentos não são sempre constantes".

Sexta-feira, o Vitória recebe o Penafiel, que perdeu em casa com o Belenenses na primeira jornada, por 3-1, pelo que Rui Vitória espera um adversário com "o orgulho ferido".

"Vem com o orgulho ferido, o que lhe pode trazer coisas boas e coisas más. Foi uma entrada em falso, mas estes primeiros jogos são muito complicados, criam-se expectativas na pré-época e depois vem um dissabor e parece que o céu vai desabar. A gestão da emoção não foi conseguida, todos pensavam que ia correr bem e depois tiveram dificuldade em lidar com o insucesso", analisou.

Ainda assim, espera "um adversário difícil e duro de roer", ainda que o foco esteja na própria equipa e em dar continuidade ao primeiro jogo.

Apesar de uma equipa jogar o que o "adversário deixar", a equipa comandada por Rui Vitória não mudará: "Temos um modelo de jogo para seguir. Temos a capacidade de sermos afirmativos, convictos e, quando com bola, jogar com qualidade", disse.

Vitória e Penafiel já se defrontaram na pré-época, em Guimarães, com o triunfo a cair para o lado dos minhotos (2-1).

Recusou a ideia de que os jovens jogadores possam acusar a pressão de jogar em casa diante dos próprios adeptos.

"Pelo que conheço deles, não me parece que haja esse problema e já sei como intervir com eles. Tenho uma grande convicção de que vão querer muito jogar e aproveitar o nosso estádio, que gostava que estivesse muito bem preenchido, para mostrarem o seu valor", disse.

O avançado uruguaio Jonathan Álvez, o mais recente reforço dos vitorianos, integrará a convocatória se o certificado internacional chegar, o que ainda não aconteceu.

O Vitória de Guimarães recebe o Penafiel na sexta-feira, às 20:00, na segunda jornada da I Liga, num jogo que será arbitrado por Pedro Proença, de Lisboa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG