Penafiel regressa à I Liga, Atlético desce de divisão

Equipa duriense venceu o União da Madeira (2-1) e garantiu a promoção à I Liga, enquanto que o Atlético, derrotado em Oliveira de Azémeis, desce de divisão. FC Porto B e Moreirense definem o título de campeão na última jornada.

Penúltima jornada na II Liga, uma jornada que foi de decisões. O Penafiel confirmou a promoção à I Liga, oito anos depois, enquanto que o Atlético não evitou a descida ao Campeonato Nacional de Seniores.

A equipa de Miguel Leal visitou o União da Madeira com a vitória na mira para confirmar, desde já, o regresso ao principal escalão do futebol português. Todavia, a equipa madeirense entrou melhor e marcou logo aos cinco minutos por intermédio do brasileiro Arthuro.

A vantagem do União não durou muito e ainda na primeira parte a formação duriense deu inverteu o resultado, com dois golos do avançado Guedes (18' e 23'). Este resultado, 2-1, confirmou o regresso do Penafiel à I Liga oito anos depois da última participação (com Luís Castro, atual treinador do FC Porto, ao leme).

No extremo oposto, o Atlético Clube de Portugal foi derrotado pela Oliverense, em Oliveira de Azeméis, e viu consumada a descida de divisão. Os alcantarenses chegaram a estar duas vezes em vantagem, mas ao cair do pano, o avançado português Carlitos marcou o 3-2 final, que selou a descida do histórico clube lisboeta ao Campeonato Nacional de Séniores, depois de ter subido em 2011.

Todavia, esta descida de divisão encontra-se envolta em alguma polémica. O Marítímo B, penúltimo classificado, partia para esta jornada com dois pontos de vantagem sobre o Atlético e tinha pela frente uma partida frente ao líder e já promovido Moreirense.

De forma a fugir ao cenário da despromoção, os insulares chamaram nove jogadores da equipa A, entre os quais Patrick Bauer, que marcou o golo do empate (1-1) frente à equipa de Moreira de Cónegos e garantiu a permanência na II Liga. Uma medida que, diga-se de sua justiça, não invalida em nada as normas da competição.

O empate permitiu ao Moreirense conservar a liderança à entrada para última jornada. A única equipa que pode ameaçar esse estatuto é o FC Porto B, segundo classificado, com 76 pontos, menos dois que o líder.

A equipa secundária dos dragões recebeu e venceu o Sporting de Braga B por 3-2. Os minhotos adiantaram-se por intermédio de Piqueti, logo aos cinco minutos, mas um autogolo de Hugo Basto, aos 15', levou o jogo empatado para os balneários.

Na segunda parte, Gonçalo Paciência consumou a reviravolta aos 54' e Fréderic Maciel aumentou a vantagem azul e branca aos 79 minutos. Diogo Ribeiro ainda marcou para o Sporting de Braga, mas não evitou a derrota.

A luta pelo lugar de acesso ao "play-off" de promoção à I Liga ficou reduzida ao Chaves e ao Desportivo das Aves.

A equipa de Fernando Valente venceu o Tondela por duas bolas a uma e manteve o quarto lugar, com 68 pontos, mais dois que o conjunto flaviense que recebeu e venceu o Portimonense (3-2), deixando os algarvios definitivamente fora da luta.

Nos restantes jogos, destaque para o empate no "dérbi" entre Benfica B e Sporting B. Os leões adiantaram-se logo aos oito minutos, por intermédio de Iuri Medeiros, mas os encarnados empataram ainda na primeira parte, com Hélder Costa, aos 25', a fazer o resultado final.

Resultados da 41.ª jornada:

Marítimo B 1 - 1 Moreirense;

FC Porto B 3 - 2 SC Braga B;

União da Madeira 1 - 2 Penafiel;

Tondela 1 - 2 Desp. Aves;

Benfica B 1 - 1 Sporting B;

Chaves 3 - 2 Portimonense;

Ac. Viseu 0 - 1 Santa Clara;

Feirense 2 - 2 Beira - Mar;

Oliveirense 3 - 2 Atlético CP;

Sp. Covilhã 1 - 0 Leixões;

Farense 1 - 0 Trofense

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG