Morreu o professor Hernâni Gonçalves
O "professor bitaites", histórica figura do FC Porto e do futebol português, morreu aos 73 anos, na sequência de uma cirurgia ao coração.
Hernâni Gonçalves, histórica figura no futebol nacional, faleceu nesta sexta-feira, aos 73 anos. O "professor bitaites", antigo preparador físico e carismático comentador desportivo, encontrava-se em coma, após um cateterismo, e acabou por não sobreviver após o procedimento cirúrgico.
Nascido a 8 de setembro de 1940, na Sé, Bragança, Hernâni Gonçalves cumpriu a escolaridade entre Porto, Lisboa, Bruxelas e Madrid, tendo-se licenciado em Educação Física e especializado em Desporto de Alto Rendimento, além de ter tirado o curso de treinador de futebol. Ingressou no FC Porto na década de 70, clube do qual era fervoroso adepto, pelas mãos do "mestre" José Maria Pedroto, assumindo as funções de preparador físico.
Hernâni Gonçalves, que no seu palmarés somou oito campeonatos e nove Taças de Portugal, passou ainda pelo Boavista e pela seleção nacional, tendo sido o preparador físico na equipa técnica de António Oliveira no Euro 1996.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Apresentador do célebre programa "Liga dos Últimos", na RTP, Hernâni Gonçalves foi também professor e vereador na Câmara Municipal do Porto, durante o mandato de Fernando Gomes, atual administrador da SAD do FC Porto.