Kelvin, o "herói" do Dragão derruba Benfica no fim

O FC Porto passa para a liderança da Liga a uma jornada do final, graças a um golo de Kelvin aos 90+1'. Benfica só evitará o "tri" se ganhar ao Moreirense e os dragões não o fizerem em Paços de Ferreira.

Um clássico quentinho, quentinho, terminou a ferver em graus Kelvin. O FC Porto bateu o Benfica por 2-1 e saltou para a liderança da Liga a uma jornada do final da época. Os encarnados estiveram a breves minutos de saírem do Dragão com o título na "mão", até porque a estratégia de Jorge Jesus anulou durante quase toda a partida a de Vítor Pereira. O treinador portista, porém, teve a "estrelinha" de campeão na hora de mexer na equipa.

Os dois invictos rivais protagonizaram um duelo de grandes nervos no Dragão, com estratégias bem distintas: o FC Porto sempre fiel às transições em posse, à procura de brechas para "furar" a muralha encarnada, enquanto o Benfica adotou uma estratégia de contenção. E a fórmula de Jorge Jesus funcionou durante largos minutos, ao "fechar" o corredor central, impedindo que o FC Porto explorasse o jogo interior, o seu ponto forte.

Os dragões tiveram, naturalmente, mais posse de bola, remates, ataques e oportunidades de golo, mas foi o Benfica o primeiro a festejar no Dragão: decorria o minuto 19 quando Lima, aproveitando um ressalto na grande área, empurrou para o fundo das redes. O Benfica era, nesta altura, virtualmente, campeão nacional, e as grandes exibições dos centrais (Garay e Luisão "anularam" Jackson, e de James também pouco se viu), de Matic e Enzo Pérez prometiam alimentar o sonho de ser campeão no Dragão.

O FC Porto, porém, respondeu seis minutos depois: o cruzamento de Silvestre Varela (um dos melhores, a par de Fernando e Moutinho) foi desviado por Maxi Pereira e a bola acabou no fundo das redes. Os dragões pareciam lançados para a reviravolta, mas foram poucas as ocasiões de golo criadas até à reta final da partida. A melhor esbarrou no poste, aos 85 minutos, por James Rodríguez, mas teria sido um golo "sujinho", visto que o colombiano partiu de posição irregular.

Vítor Pereira lançou Kelvin e Liedson para os últimos minutos e quando, já nada o faria prever, os brasileiros fabricaram o golo da vitória: Kelvin partiu do meio-campo, tabelou com Liedson e rematou cruzado para o fundo das redes. Vítor Pereira "explodiu" e Jorge Jesus ajoelhou, como se o campeonato se tivesse perdido naquele lance. A resposta só será dada na última jornada: o Benfica só evitará o "tri" portista se ganhar ao Moreirense e os dragões não vencerem em Paços de Ferreira. Há, porém, uma Liga Europa para disputar daqui a quatro dias.

90+6' Final do jogo! O FC Porto vence o Benfica por 2-1 e passa para a liderança da Liga, com mais um ponto do que os encarnados, a uma jornada do final do campeonato.

90+4' Cartão amarelo para Helton, por perder tempo.

90+3' Recomeça o jogo...

90+2' Há invasão de campo no Dragão. Os agentes da PSP entram em ação.

90+2' GOLO DO FC PORTO! KELVIN FAZ O 2-1! Pode estar aqui o "herói" do título portista: remate cruzado do brasileiro, após passe de Liedson, que só parou no fundo das redes. Vítor Pereira não poderia ter sido mais certeiro nas substituições.

90' Quatro minutos de compensação...

88' Desvio de cabeça de Liedson, para Artur segurar.

85' James atira ao poste! Em fora de jogo, o colombiano correu isolado para a baliza e rematou, mas acertou no poste. Um remate que poderia ter valido um título.

84' Substituição no FC Porto. Saiu Danilo e entrou Liedson.

84' Substituição no Benfica. Saiu Ola John e entrou Aimar.

83' O FC Porto não consegue, sequer, aproximar-se da baliza de Artur. É o Benfica quem joga no meio-campo portista.

81' Helton evita o golo! Pontapé livre de Cardozo, mas Helton conseguiu desviar a bola com a ponta dos dedos.

80' Cartão amarelo para o Defour, por cortar a bola com o braço.

79' Substituição no FC Porto. Saiu Lucho González e entrou Kelvin.

77' Vítor Pereira chama Kelvin. Liedson aquece...

75' FC Porto sem ideias para chegar à vantagem. O Benfica joga com o resultado e com o tempo.

73' Substituição no Benfica. Saiu Lima e entrou Cardozo.

73' Substituição no FC Porto. Saiu Fernando e entrou Defour.

71' Jackson desperdiça! Desastroso hoje, o colombiano não conseguiu desviar, de cabeça, para a baliza, após livre de Moutinho.

71' Fernando sai de maca, após falta de Salvio.

70' Jorge Jesus chama Cardozo. Vítor Pereira ainda não mexeu na equipa.

68' Cruzamento de Alex Sandro, mas Jackson Martínez não conseguiu desviar para golo.

67' Substituição no Benfica. Saiu Gaitán e entrou Roderick Miranda.

66' Cartão amarelo para Fernando, por derrubar Enzo Pérez. O médio fica suspenso e falha a deslocação a Paços de Ferreira, na última jornada.

65' Jackson Martínez, a fazer um dos piores jogos da época, não consegue rececionar na grande área, após cruzamento de Danilo.

64' Jorge Jesus vai lançar Roderick, possivelmente para jogar à frente da defesa do Benfica.

63' Danilo evita que o remate de Ola John, na grande área, fosse para a baliza.

62' Remate forte de Matic, mas bateu em Fernando e sobrou para Helton.

61' Moutinho descobre Varela no lado direito, mas o cruzamento do extremo foi cortado por Garay.

59' Cartão amarelo para Matic, por travar Otamendi.

57' A Liga acaba de atribuir o golo do empate do FC Porto a Maxi Pereira, e não a Silvestre Varela.

56' O FC Porto está a ter muita dificuldade em encontrar espaço pela zona central. James Rodríguez não está a conseguir criar desequilíbrios nesta zona.

56' Cartão amarelo para James, por falta sobre Gaitán.

54' Cruzamento tenso de Varela, muito em jogo na segunda parte, para Artur segurar.

53' Roderick e Óscar Cardozo começam a aquecer.

51' Benfica mais resguardado no terreno e a procurar saídas rápidas para o ataque. O empate interessa às águias, ainda que a ambição seja festejar no Dragão.

49' Cruzamento em arco de Silvestre Vareça, que quase ia direto para a baliza. Artur desviou a bola para fora, mas foi marcado pontapé de baliza.

47' Pontapé livre de João Moutinho, devolvido pela barreira.

46' Cartão amarelo para Enzo Pérez, o primeiro da partida, após entrada sobre João Moutinho.

46' Início da segunda parte! Bola para o FC Porto.

Estatísticas da 1.ª parte:

Posse de bola: FC Porto, 61%; Benfica, 39%.

Remates (à baliza): FC Porto, 5 (4); Benfica, 5 (4);

Cantos: FC Porto, 1; Benfica, 0;

Faltas cometidas: FC Porto, 12; Benfica, 5.

Oportunidades de golo: FC Porto, 2; Benfica, 1.

45+2' Intervalo no Dragão!

45' Um minuto de compensação.

44' Aquecem os ânimos: Enzo Pérez dirige algumas palavras a James Rodríguez e Fernando pede explicações ao argentino. Pedro Proença apela à calma.

42' Mais um corte providencial de Luisão, a ganhar todos os lances na grande área, desta vez a impedir que a bola chegasse a Jackson Martínez.

39' Jorge Jesus está, para já, a vencer a "batalha tática" com Vítor Pereira: o Benfica "fecha" o corredor central e impede o FC Porto de explorar o jogo interior.

36' Desvio de cabeça de Salvio, para Helton segurar.

36' O Benfica aposta muito nos lançamentos longos, ora por Maxi, ora por Salvio. O FC Porto está a perder todos estes duelos na grande área.

35' Cabeceamento de Matic, após lançamento longo de Salvio, mas Helton segurou a bola.

34' Remate de longe de Jackson, o primeiro do colombiano, mas a bola saiu fraca e para defesa fácil de Artur.

33' FC Porto mais ofensivo do que o Benfica, mas os encarnados estão a "fechar os espaços" com eficiência. Enzo Pérez está a fazer uma tremenda exibição no meio-campo. No FC Porto, está a faltar "largura" nas alas, uma vez que o Benfica está a fechar bem o "miolo", por isso sobra pouco espaço para o jogo interior.

31' Passe a "rasgar" de James para a desmarcação de Jackson, mas Artur Moraes foi rápido a ler o lance e antecipou-se ao ponta-de-lança.

30' FC Porto a cometer demasiadas faltas: oito, contra duas do Benfica. Os dragões têm 61% de posse de bola.

28' Grande defesa de Artur! Remate forte de João Moutinho, em zona central, mas o guarda-redes conseguiu defender para o lado.

27' Helton evita o golo! Pontapé livre muito forte de Lima, mas o guarda-redes conseguiu desviar a bola para cima da baliza.

25' GOLO DO FC PORTO! SILVESTRE VARELA FAZ O 1-1! O FC Porto chega ao empate, graças a um remate de Silvestre Varela, do lado esquerdo, que bateu em Maxi e, depois, Artur não conseguiu evitar que a bola entrasse. Vítor Pereira festeja efusivamente.

22' O FC Porto não está a conseguir reagir ao golo sofrido. Já foram assinaladas cinco faltas aos dragões, enquanto o Benfica cometeu apenas uma. Jogo de muitos nervos no Dragão.

19' GOLO DO BENFICA! LIMA FAZ O 0-1! Na sequência de um lançamento largo de Salvio e de vários ressaltos na grande área, o remate de Garay bateu em Fernando e sobrou para Lima, que ao segundo poste só teve que encostar para o fundo das redes.

16' Pontapé de canto batido com demasiada força por João Moutinho. A bola saiu pela linha de fundo.

15' Jackson Martínez ganha o primeiro canto do jogo.

13' Remate de longe de Fernando, para defesa fácil de Artur.

11' Pressão alta do FC Porto, a forçar por duas vezes o cruzamento, mas a defesa do Benfica afastou novamente o perigo.

9' André Almeida tentou desmarcar Lima, mas a bola sobrou para Helton.

8' As pernas de Pedro Proença já "travaram" dois ataques: um do Benfica e outro do FC Porto.

7' Helton faz uma das suas "brincadeiras" e finta Salvio. Sempre arriscado.

6' Jackson falha! Passe longo de Otamendi para Jackson, que ainda conseguiu rececionar a bola, mas depois deixou-a escapar para Artur Moraes.

5' FC Porto cria perigo! Remate cruzado de Danilo, após ter ganho o lance a Ola John, mas Jackson Martínez não conseguiu chegar a tempo do desvio.

3' Lance de ataque de Gaitán e Enzo Pérez, mas o passe de Enzo não encontrou Lima e sobrou para Helton.

2' Investida de James Rodríguez pela zona central, mas Luisão desarmou o colombiano e afastou o perigo.

1' Pedro Proença apita para o início do jogo! Bola para o Benfica.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro; Fernando, João Moutinho, Lucho González; James Rodríguez, Silvestre Varela e Jackson Martínez. Suplentes: Fabiano, Abdoulaye Ba, André Castro, Steven Defour, Kelvin, Sebá e Liedson.

BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay, André Almeida; Matic, Enzo Pérez; Salvio, Nico Gaitán, Ola John; Lima. Suplentes: Paulo Lopes, Roderick Miranda, Melgarejo, Pablo Aimar, Urreta, Rodrigo e Óscar Cardozo.

Antevisão da partida ao minuto:

20.26 - Entram as equipas! O Estádio do Dragão está completamente cheio e pintado de azul e branco. São cerca de três mil os adeptos que puxam pelo Benfica, gritos "abafados" pelos cânticos portistas.

20.20 - O relvado é regado a dez minutos do início da partida.

20.15 - As equipas recolhem aos balneários, após cumpridos os exercícios de aquecimento.

20.00 - "Força Porto", é a mensagem que se pode ler numa tarja gigante no Estádio do Dragão.

19.45 - Começam os exercícios de aquecimento no Dragão, cada vez mais pintado de azul e branco.

19.40 - Já há "onzes" oficiais! Pode conferir as equipas acima.

19.35 - Steven Defour também deixa uma última mensagem antes do clássico: "Vamos Porto", escreveu no Twitter. Iturbe, emprestado ao River Plate, também acompanha o clássico à distância: "Estou convosco para o tri".

19.30 - Os atletas de FC Porto e Benfica escutam a última palestra de Vítor Pereira e Jorge Jesus antes do apito inicial.

19.23 - Salvio também deixou uma mensagem no Twitter: "Equipa sempre unida. Deus está connosco."

19.20 - O autocarro do FC Porto também já está no Dragão.

19.18 - Um dos adeptos dos No Name Boys sentiu-se mal e teve que ser assistido pelo INEM. Segundo alguns elementos da claque, a má disposição foi espontânea e não está relacionada com qualquer confronto entre adeptos.

19.15 - No Estádio do Dragão já se preparada a coreografia de apoio ao FC Porto: milhares de cartolinas azuis e brancas distribuídas pelos adeptos, bem como uma faixa gigante que será exibida no topo sul.

19.10 - O autocarro do Benfica chega ao Estádio do Dragão, sem problemas. Ouvem-se apenas muitos assobios.

19.07 - A polícia "desentope" a via de acesso à garagem do Estádio do Dragão, de modo a que o autocarro do Benfica possa entrar sem problemas.

19.05 - Adeptos portistas, aparentemente pertencentes à claque dos Super Dragões, estão a tentar "cercar" o percurso que o autocarro do Benfica terá que percorrer até ao estádio. Os agentes da PSP tentam dispersar os adeptos e desimpedir a via. O autocarro ainda não chegou a esta zona.

19.03 - Aquecem os ânimos nas imediações do Estádio do Dragão: houve uma carga policial sobre adeptos do FC Porto e há vários agentes a recorrerem aos bastões. Muitos empurrões entre adeptos e agentes da PSP.

19.00 - Os adeptos vão entrando, aos poucos, no Estádio do Dragão, de forma ordeira e sem incidentes a registar. São esperados cerca de 50.000 nas bancadas.

18.55 - O autocarro do FC Porto já está a caminho do Dragão, sob os aplausos de algumas dezenas de adeptos.

18.50 - Pinto da Costa distribuiu alguns autógrafos à porta do hotel onde o FC Porto está hospedado e considerou que "o aparato policial é exagerado". Recorde-se que está montada uma mega-operação que envolve 1500 agentes.

18.47 - O autocarro do Benfica deixa o hotel e inicia a viagem para o Dragão. Várias dezenas de adeptos dos encarnados aplaudiram os jogadores.

18.45 - Pedro Proença e os auxiliares Tiago Trigo e Bertino Miranda foram brindados com assobios na chegada ao Estádio do Dragão.

18.40 - Esta partida será transmitida um pouco por todo o mundo: Brasil, Holanda, França, Bélgica, Inglaterra e Catar são alguns dos países que irão transmitir o clássico em direto pela televisão.

18.35 - O Benfica prepara-se para deixar o hotel. Os elementos da comitiva dos encarnados vão entrando aos poucos no autocarro.

18.30 - A principal claque do Benfica é encaminhada para dentro do Estádio, sem incidentes ou confrontos físicos a registar. Segurança apertada no Dragão, com mil agentes da PSP e 500 agentes de recinto destacados.

18.20 - Os adeptos do Benfica chegam ao Dragão sob escolta policial, numa altura em se cruzam com um grupo de adeptos do FC Porto e se sucede a habitual troca de insultos.

18.00 - O jogo entre os juniores de Benfica e FC Porto, disputado no Seixal, ficou marcado por uma "batalha campal" entre os jogadores das duas equipas. O jogo terminou empatado 1-1 e o Benfica é líder (27 pontos), à frente do FC Porto (26), a uma jornada do final do campeonato.

17.15 - Alguns adeptos do Benfica começam a juntar-se junto à porta do hotel onde está a comitiva encarnada, de modo a aplaudir os jogadores antes da partida para o Dragão, marcada para as 18.30. A comitiva portista partirá depois, às 18.45.

17.00 - Ambiente tranquilo junto aos hotéis e ao Estádio do Dragão, numa altura em que os jogadores das duas equipas irão lanchar, a três horas e 30 minutos do início do clássico.

16.30 - A convocatória do Benfica para o clássico ainda não foi divulgada, ao contrário do que tem sido habitual. Jorge Jesus deverá "esconder o jogo" até perto da hora do jogo (20.30).

16.15 - O ex-futebolista do FC Porto Sapunaru foi ao hotel portista visitar e apoiar os antigos colegas. Bruno Alves, Álvaro Pereira, Guarín e Hulk também enviaram mensagens de apoio à ex-equipa.

16.00 - Luisão, capitão do Benfica, deixou uma mensagem aos adeptos no Twitter: "Bom dia... Podem ter a certeza que vamos lembrar-nos de cada mensagem que recebemos, obrigado a todos e sabemos que todos estão a lutar também!!! JUNTOS..."

15.45 - A equipa do Benfica partirá para o Estádio do Dragão às 18.30, sob escolta policial. Os jogadores estão, neste momento, a descansar nos respetivos quartos.

15.30 - O futuro de Vítor Pereira no FC Porto já está decidido, garante Pinto da Costa.

15.15 - Pinto da Costa considera "normal" que Pedro Proença tenha sido nomeado para o clássico e revela que ficaria preocupado se tivesse sido escolhido... João Capela. Saiba mais aqui.

15.00 - Confira aqui quais foram os incidentes registados durante a madrugada junto ao hotel onde pernoitou o Benfica.

14.30 - O presidente do FC Porto falou aos jornalistas antes do clássico, tendo deixado críticas a adeptos e a... António Mexia. Saiba mais aqui.

13.00 - Pinto da Costa chegou ao hotel onde o FC Porto está instalado e vai acompanhar os jogadores durante o almoço.

12.35 - O autocarro que transporta a equipa do Benfica já regressou ao hotel, onde dezenas de adeptos aguardavam a equipa encarnada. Segue-se o almoço.

12.00 - O Benfica cumpriu um treino matinal em Matosinhos, no estádio do Leça, e regressará em breve ao hotel para almoçar. O FC Porto, por sua vez, abdicou do habitual passeio matinal e está concentrado na sua unidade hoteleira.

11.00 - Ouviram-se vários barulhos junto ao hotel onde Benfica pernoitou. Marco Almeida, subcomissário da PSP do Porto, afirma que "não foram efetuados quaisquer disparos" e os barulhos terão sido petardos colocados por adeptos.

Equipas titulares prováveis:

*FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro; Fernando, João Moutinho, Lucho González; James Rodríguez, Silvestre Varela e Jackson Martínez. Outros convocados: Fabiano, Abdoulaye Ba, André Castro, Steven Defour, Kelvin, Sebá e Liedson.

*BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay, André Almeida; Matic, Enzo Pérez; Salvio, Nico Gaitán, Ola John; Lima. Outros convocados: A lista ainda não foi divulgada.

Chegou o dia de (quase) todas as decisões, que dispensam calculadora: o Benfica sagrar-se-á campeão nacional pela 33.ª vez se vencer no Estádio do Dragão; o FC Porto passará para a liderança se derrotar os encarnados; a liderança continuará na posse do Benfica, à entrada para a última jornada, caso haja empate no Dragão. Contas feitas, Vítor Pereira e Jorge Jesus jogam uma cartada decisiva na luta pelo segundo título de campeão nacional do palmarés pessoal.

O FC Porto está sujeito a maior pressão, tendo em conta que o empate será do interesse do Benfica. É certo que os portistas jogam em casa e pretendem criar um ambiente "infernal", que "empurre" a equipa azul e branca para a vitória, mas isso não é garantia de um triunfo. E o Benfica que o diga, pois perante 60.000 adeptos, a gritarem desde o primeiro ao último minuto, não conseguiu bater o Estoril e chega, assim, ao Dragão com "apenas" dois pontos de vantagem sobre os portistas.

A quatro dias de disputar a final da Liga Europa, o Benfica sonha "vingar-se" da festa portista no Estádio da Luz (2010/11) e conquistar o título no Dragão, embora o empate seja do interesse das águias: chegará para manter a liderança até à última jornada, em que defrontará o "lanterna vermelha", Moreirense, na Luz, enquanto o FC Porto terá pela frente um Paços de Ferreira de 'Champions' no Capital do Móvel. Pedro Proença dará início ao "jogo do ano" às 20.30, para acompanhar no DN.pt

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG