Tentativa de agressão a Ricardo Costa na Liga

Soares Franco não quer acreditar em castigos, mas a Liga instaurou um processo disciplinar ao presidente, a Bento, Moutinho e Pedro Silva.

Uma dezena de adeptos tentou agredir Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar (CD) à saída da reunião do órgão na sede da Liga de Clubes, no Porto. O dirigente foi abordado e insultado por alguns indivíduos que lhe rodearam e pontapearam o carro quando abandonava as instalações.

O incidente ocorreu depois do encontro semanal da CD, na qual foi analisado o polémico jogo da final da Taça da Liga. E o resultado foi a instauração de um processo disciplinar por eventual responsabilidade jurídico-disciplinar ao treinador do Sporting, Paulo Bento, ao presidente leonino, Filipe Soares Franco, e aos futebolistas João Moutinho e Pedro Silva, que foi expulso durante a partida e no final atirou para o chão a medalha de vencido e, posteriormente, chamou "ladrão" a Lucílio Baptista.

"Não vou fazer futurologia, não quero acreditar que alguém vá ser castigado", disse Filipe Soares Franco ao DN, numa altura em que as decisões da CD ainda não eram conhecidas.

Segundo o comunicado da Liga, a Comissão Disciplinar analisou "as declarações após o jogo e as imagens relativas a essas mesmas declarações de diversos agentes desportivos do Sporting; as imagens televisivas relativas ao comportamento do jogador Pedro Silva e ao técnico Paulo Bento; as imagens televisivas relativas aos comportamentos do jogador Pedro Silva e ao técnico Paulo Bento, dirigidos ao árbitro principal do jogo, Lucílio Baptista, ocorridos no decurso do jogo".

Em situações semelhantes, de comentários insultuosos, ocorridas esta época, a CD aplicou punições severas, pelo que dificilmente os visados do processo agora instaurado não conhecerão a mão disciplinadora do órgão presidido por Ricardo Costa.

Segundo o DN apurou, o acto de contrição de Pedro Silva, que pediu desculpas, através de um jornal desportivo, a Hermínio Loureiro, presidente da Liga, pode ter um efeito atenuante.

Ler mais

Exclusivos