Jackson Martinez eleito o melhor jogador de dezembro

O avançado internacional colombiano Jackson Martinez, do FC Porto, foi eleito o melhor jogador da I Liga de dezembro, numa iniciativa da Liga e do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Jackson Martinez, que é o melhor marcador na prova, com 14 golos em 18 jornadas, obteve 15,40% dos votos, numa eleição que é feita pelo SJPF, pelos treinadores das competições e pelos adeptos.

O avançado ficou à frente de Vítor Bruno, do Penafiel, que recolheu 14,07% das preferências, e do argentino Nico Gaitán, do Benfica, com 8,66%.

Na II Liga, a escolha recaiu em Gonçalo Guedes, com o extremo do Benfica B, algumas vezes chamado à equipa principal, a ser considerado o melhor jogador de dezembro na competição, com 9,22% dos votos.

O jogador ficou à frente do japonês Kanazaki, do Portimonense, que obteve 7,60%, e de Tó Zé Marreco, do Tondela, com 7,18%.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.