FC Porto sagra-se tricampeão e festeja 27.º título

O FC Porto sagra-se campeão sem qualquer derrota, depois de ter vencido em Paços de Ferreira, por 2-0. Benfica venceu, mas de nada serviu. Estoril vai à Europa, Moreirense e Beira-Mar descem.

O FC Porto sagrou-se tricampeão nacional neste domingo, pela terceira vez, e celebra o seu 27.ª título de campeão. Vítor Pereira, com o seu segundo título em dois anos no Dragão, celebra a conquista da Liga sem qualquer derrota, depois de o FC Porto ter ganho em Paços de Ferreira, por 2-0. O triunfo do Benfica na Luz, frente ao Moreirense, por 3-1, de nada serviu aos pupilos de Jorge Jesus.

Os dragões terminam a época com 78 pontos, mais um do que o Benfica, depois de ter vencido no Estádio Capital do Móvel. Um polémico penálti convertido por Lucho González, aos 23 minutos, e uma excelente finalização de Jackson Martínez, aos 51', ditaram o triunfo portista, que não foi mais dilatado porque Lucho e Jackson ainda atiraram à trave.

Jackson Martínez sagrou-se o melhor marcador da Liga, com 26 golos, à frente de Lima, que chegou aos 20 golos (repetiu os números da época passada) após ter "bisado" diante do Moreirense. O Benfica esteve a perder na Luz, golo de Vinicius, mas Cardozo (50') e Lima (80' e 90', de penálti) fizeram os golos que ditaram a descida de divisão do Moreirense e um amargo triunfo para Jorge Jesus.

Quem também desceu foi o Beira-Mar, após ter sido goleado pelo Sporting, em Aveiro, por 4-1. Adrien Silva e Van Wolsfwinkel "bisaram" no "adeus" a uma época que o Sporting termina no 7.º lugar, a pior classificação de sempre da equipa de Alvalade. O Estoril, por sua vez, fez história: venceu em Barcelos por 3-1, com um "bis" de Steven Vitória, e vai à Liga Europa, tendo assegurado o 5.º lugar.

O Olhanense garantiu a manutenção à tangente, ao empatar (0-0) com o Marítimo, enquanto o Vit. Guimarães acabou caiu no 9.º lugar, ao perder com o Rio Ave, que acaba no 7.º posto. O Nacional, por sua vez, bateu a Académica por 2-1, em jogo para cumprir calendário, enquanto o Sp. Braga venceu em Setúbal, por 1-0. Termina, assim, a época 2012/13, novamente com festa portista.

Filme da jornada:

Benfica-Moreirense (3-1): E acaba na Luz! O Benfica vence o Moreirense por 3-1, com Lima a fechar o marcador, de penálti, no último lance do desafio. Triunfo que de nada serviu.

FC Porto-Paços (0-2): O FC Porto sagra-se tricampeão! Vitória por 2-0, frente ao Paços de Ferreira, assegura o tricampeonato, depois de uma época sem qualquer derrota.

FC Porto-Paços (0-2, 88'): Jackson atira à trave! O "chapéu" do colombiano bateu em cheio no ferro, já após Kelvin ter falhado uma oportunidade. Os adeptos portistas já entoam cânticos pela conquista do tricampeonato, que está à distância de breves minutos. Liedson entra em campo para a festa.

FC Porto-Paços (0-2, 82'): Vítor Pereira tira Defour e James e lança Castro e Kelvin. Entretanto, o corpo de segurança da GNR entrou no recinto, de modo a prevenir uma possível invasão de campo.

Benfica-Moreirense (2-1, 81'): GOLO DO BENFICA! LIMA FAZ O 2-1! O Benfica faz o sua parte e ganha vantagem na Luz, mas precisa que o Paços de Ferreira faça dois golos para ser campeão.

Benfica-Moreirense (1-1, 75'): Cardozo desperdiçou uma oportunidade flagrante, ao atirar por cima do alvo, já dentro da grande área. Jorge Jesus troca Enzo Pérez por Urreta.

Paços-FC Porto (0-2, 74'): Paulo Fonseca ainda arrisca: Saiu Vítor e entrou Hurtado. Esgotadas as alterações nos castores. Vítor Pereira ainda não "mexeu".

Benfica-Moreirense (1-1, 72'): O Benfica ainda procura a reviravolta na Luz (já rematou 18 vezes, seis à baliza), mas o ambiente já é de algum conformismo. O Benfica só terá hipóteses de ser campeão se o Paços fizer dois golos.

Paços-FC Porto (0-2, 69'): Lucho González acerta no poste! Excelente remate do argentino, mas devolvido pelo ferro; Varela tentou a recarga, mas atirou à malha lateral.

Paços-FC Porto (0-2, 65'): O FC Porto controla o jogo, confiante na vantagem de dois golos.

Benfica-Moreirense (1-1, 60'): Uma excelente defesa de Ricardo negou a reviravolta ao Benfica. O Moreirense respondeu em contra-ataque e Ghilas, em frente a Artur, atirou ao lado do alvo.

Paços-FC Porto (0-2, 56'): Danilo é expulso! O brasileiro vê o segundo cartão amarelo e deixa o FC Porto reduzido a dez unidades, à imagem do Paços de Ferreira.

Paços-FC Porto (0-2, 52'): GOLO DO FC PORTO! JACKSON MARTÍNEZ FAZ O 0-2! Nem deu tempo para a Luz acreditar: Jackson Martínez sentencia o desfecho do campeonato, graças a um excelente movimento na grande área, a dominar de peito, a rodopiar e a atirar para o fundo das redes.

Benfica-Moreirense (1-1, 50'): GOLO DO BENFICA! CARDOZO FAZ O 1-1! Cabeceamento certeiro do paraguaio, na grande área, a relançar a esperança dos encarnados.

Paços-FC Porto (0-1, 48'): Cabeceamento muito perigoso de Christian, a passar um pouco por cima do alvo.

Paços-FC Porto (0-1, 47'): Estupenda defesa de Cássio, que conseguiu, em voo, tirar a bola sobre a linha de baliza, após cabeceamento de Jackson Martínez.

Benfica-Moreirense (0-1, 46'): Começa a segunda parte na Luz, cerca de 40 segundos mais tarde. Gaitán entrou para o lugar de Ola John.

Paços-FC Porto (0-1, 46'): Começa a segunda parte no Capital do Móvel, com uma alteração: saiu Manuel José e entrou Christian no Paços.

Intervalo na Luz e em Paços de Ferreira: O FC Porto está perto de conquistar o tricampeonato, uma vez que está a vencer no Capital do Móvel (1-0, penálti de Lucho) e o Benfica está a perder na Luz com o Moreirense (1-0, golo de Vinicius). O Benfica só evitará o "tri" portista se vencer e o FC Porto não ganhar.

Benfica-Moreirense (0-1, 45'): Lima acerta no poste! Na sequência de um canto, o brasileiro atirou ao ferro e, na recarga, Jardel atirou por cima!

Paços-FC Porto (0-1, 45'): Jackson deixa a bola escapar na grande área e desperdiça uma boa ocasião. Na sequência do lance, Vítor ficou isolado, mas Helton chegou primeiro à bola.

Benfica-Moreirense (0-1, 43'): GOLO DO MOREIRENSE! VINICIUS FAZ O 0-1! Grande surpresa na Luz, com a defesa do Benfica a ver Vinicius, na grande área, finalizar sem qualquer oposição. O FC Porto está mais perto do título.

Benfica-Moreirense (0-0, 42'): Benfica com apenas um remate enquadrado com a baliza adversária, em sete tentativas. O Moreirense "testou" Artur duas vezes.

Paços-FC Porto (0-1, 40'): Varela e Jackson Martínez, na grande área, não conseguem atirar à baliza. Boa oportunidade desperdiçada.

Paços-FC Porto (0-1, 37'): FC Porto controla o jogo, mas não está a criar grandes lances de perigo. O único remate enquadrado com a baliza adversária foi de penálti.

Paços-FC Porto (0-1, 33'): Remate perigoso de João Moutinho, mas a passar por cima do alvo.

Benfica-Moreirense (0-0, 30'): Cardozo, que já viu um cartão amarelo, já teve uma boa ocasião para faturar, tal como Salvio e Matic. Mas o nulo persiste na Luz.

Benfica-Moreirense (0-0, 27'): Artur Moraes faz uma excelente defesa, após cabeceamento de Diego Gaúcho. Na Luz, muitos adeptos levaram as mãos à cabeça quando receberem as notícias de Paços de Ferreira.

Paços-FC Porto (0-1, 24'): Substituição no Paços. Saiu Poulson e entrou Cohene.

Paços-FC Porto (0-1, 23'): GOLO DO FC PORTO! LUCHO GONZÁLEZ FAZ 0 0-1! Bola para um lado, guarda-redes para o outro e FC Porto mais perto do título.

Paços-FC Porto (0-0, 22'): Penálti para o FC Porto e vermelho para o Paços! James Rodríguez isolou-se e, depois, o árbitro entendeu que Ricardo fez falta dentro da grande área. Lance polémico, no mínimo.

Paços-FC Porto (0-0, 21'): Remate de primeira de Lucho González, mas a sair ao lado do alvo.

Benfica-Moreirense (0-0, 19'): Benfica ainda sem remates enquadrados com a baliza adversária, apesar de Cardozo já ter tido duas boas oportunidades.

Paços-FC Porto (0-0, 17'): Cartão amarelo para Danilo, por atingir Josué.

Paços-FC Porto (0-0, 15'): O FC Porto está a falhar diversos passes e demonstra algum nervosismo. O Paços de Ferreira tem mais posse de bola: 53%.

Paços-FC Porto (0-0, 11'): O Paços de Ferreira faz o seu jogo e já cruzou três vezes com perigo para a grande área. Pacenses perigosos no contra-ataque, com o FC Porto a cometer muitas faltas e a dar origens a bolas paradas perigosas.

Paços-FC Porto (0-0, 7'): Que perdida de Lucho! Remate forte de primeira, já na grande área, após cruzamento de Varela, mas a bola foi à malha lateral!

Benfica-Moreirense (0-0, 7'): Cardozo falha! Remate de primeira do paraguaio na grande área, mas a falhar o alvo. Poderia ter feito aqui o 1-0, Cardozo.

Paços-FC Porto (0-0, 4'): João Moutinho tentou o primeiro golo da tarde, mas o remate saiu desenquadrado com o alvo.

Benfica-Moreirense (0-0, 1'): Moreirense quase marcava! Ghilas isolou-se pelo lado direito e rematou cruzado, mas a bola não foi para a baliza e Pintassilgo não chegou ao desvio.

18.30: Arranca a jornada de todas as decisões! Hugo Miguel arbitra no Capital do Móvel, Marco Ferreira apita na Luz. Na Luz, o apito inicial foi retardado, pois em Paços de Ferreira o jogo estava quase três minutos atrasado.

O DN seguirá ao minuto os jogos em Paços de Ferreira e no Estádio da Luz, onde FC Porto e Benfica vão lutar pelo título de campeão nacional. Confira as equipas titulares abaixo.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro; Steven Defour, João Moutinho, Lucho González; James Rodríguez, Silvestre Varela e Jackson Martínez.

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Tony, Tiago Valente, Ricardo, Diogo Figueiras; André Leão, Luiz Carlos, Vítor; Josué, Manuel José e Poulson.

BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Jardel, André Almeida; Matic, Enzo Pérez, Salvio, Ola John; Lima e Oscar Cardozo.

MOREIRENSE: Ricardo; Paulinho, Aníbal Capela, Diego Gaúcho, Florent; Vinicius, Filipe Gonçalves, Fábio Espinho; Pablo Olivera, Pintassilgo e Ghilas.

Ler mais

Exclusivos