Insólito: os dois últimos classificados da I Liga não descem, dizem os regulamentos

Erro nos regulamentos da Liga gera confusão, ao indicar que quem desce de divisão será o 15.º e o 16.º classificados, em detrimento dos dois últimos.

Uma gralha que terá passado despercebida a todos. O Regulamento das Competições Organizadas que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que desde junho de 2013 inclui as normas do alargamento da I Liga de 16 para 18 equipas, indica que os dois últimos classificados não descerão de divisão.

O Artigo 96º, que esclarece as "subidas e descidas", indica que "descem à II Liga na época desportiva seguinte os clubes classificados em 15.º e 16.º lugares da tabela classificativa da I Liga". Ou seja, o 17.º e 18.º posicionados estariam a salvo.

Acontece que capítulo o não inclui a "atualização" pelo alargamento da I Liga, que deveria prever a descida do 17.º e 18.º classificados. Deveria, mas os regulamentos dizem o contrário.

À entrada para a 14.ª jornada da I Liga, Gil Vicente (ainda não venceu) e Arouca estão na zona de despromoção, logo atrás de Académica e Penafiel.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG