Histórico Salgueiros vai voltar a ter uma sede

Popular clube portuense recebe esta terça-feira as chaves de dois edifícios cedidos pela autarquia de Rui Moreira

É uma etapa simbólica no lento processo de recuperação do histórico Salgueiros.

A Câmara do Porto vai ceder esta terça-feira dois edifícios na Rua de Leonardo Coimbra ao Sport Clube Salgueiros 08, para que este possa instalar aí a sua sede e serviços administrativos. O Salgueiros 08 é um clube constituído em 2008 e que procura não deixar morrer o histórico clube de Paranhos.

O antecessor Sport Comércio e Salgueiros foi declarado insolvente por um juiz em 2013, após um longo processo judicial. Fundado em 1911, participou por 24 vezes na Primeira Divisão do campeonato português de futebol e teve como melhor classificação um quinto lugar que lhe valeu o apuramento para a Taça UEFA do ano seguinte, na única participação europeia da sua história.

Após a descida à II Liga em 2001/2002, mergulhado em dívidas, o Salgueiros iniciou uma descida às profundezas do futebol português, terminando com o futebol senior em 2004/05. Pelo caminho, ficou sem o Estádio Vidal Pinheiro - vendido à Metro do Porto em troca de uns terrenos em Arca D'Água onde nunca chegou a ser construído um novo recinto - e sem a sede do clube na Rua Álvares Cabral.

Agora, numa altura em que a equipa principal de futebol do Salgueiros 08 conseguiu o apuramento para a fase de subida do Campeonato Nacional de Seniores, o clube recupera assim a possibilidade de ter um espaço próprio onde instalar uma sede e serviços administrativos.

Rui Moreira, o presidente da Câmara do Porto, visita essas instalações esta terça-feira para entregar à direção do clube as chaves dos edifícios, cuja recuperação e adaptação ficarão a cargo do Salgueiros 08. O clube lançará uma campanha pública de angariação de fundos para ajudar a completar mais este passo na reabilitação da história salgueirista.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG