Hermínio Loureiro confirma sorteio condicionado

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP) confirmou hoje que o sorteio das ligas profissionais para a época 2009/2010 vai ser condicionado para que não coincidam jogos em casa de duas equipas de uma mesma região.

"São condicionalismos económicos para rentabilizar melhor a indústria do futebol", disse Hermínio Loureiro, durante a apresentação do "5 Stars Weekend Portimão 09", iniciativa que englobará o sorteio do calendário das ligas profissionais, no dia 11 de Julho, no Arena de Portimão.

Segundo o presidente da LPFP, as novas regras do sorteio "evitarão que o Sporting jogue no mesmo fim-de-semana que o Benfica, em Lisboa, o Guimarães e Braga a mesma coisa, e as equipas da Madeira também não jogarão em simultâneo em casa".

Por outro lado, acrescentou, "os derbis não serão em três jornadas consecutivas, como aconteceu na época passada".

"Os ingleses já fazem isto há muitos anos, é uma Liga que não descura os pormenores", observou.

Segundo o dirigente, as novas regras "enquadram-se num espírito de inovação e métodos, trabalhados em articulação com os clubes".

Questionado sobre a eventual participação do Estrela da Amadora no sorteio das competições profissionais, Hermínio Loureiro disse que "fica triste", mas os pressupostos estão definidos.

"Os pressupostos foram definidos em Assembleia-Geral e tem a ver com as exigências associadas ao rigor. Se os clubes cumprirem esses pressupostos podem participar", realçou.

"Fico triste se o Estrela ficar de fora, porque é um clube que tem feito um trabalho extraordinário na formação e promoção do futebol", observou.

Hermínio Loureiro recusou comentar o processo eleitoral no Benfica, alegando que "é uma questão interna" de um associado da Liga.

Sobre as situações de violência no futebol, o presidente da Liga disse que "a tolerância tem de ser zero"

"Não podemos pactuar com quaisquer situações de violência", concluiu.

O sorteio das competições profissionais de futebol está agendado para o dia 11 de Julho, no Arena de Portimão, e está integrado no "5 Stars Weekend Portimão '09".

A iniciativa conjunta da Liga Portuguesa de Futebol e da Câmara de Portimão engloba espectáculos e actividades de animação entre elas, um jogo de futebol onde participam os ex-futebolistas Paulo Futre, Fernando Gomes, Sá Pinto e Capucho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG